Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 26 de julho de 2008

Vamos falar de...sumo de laranja?


Considero importante falar-vos hoje do papel do sumo de laranja na alimentação dos bebés.


Várias mãmãs, desesperadas na tentativa de ajudar os seus rebentos a evacuar, recorrem ao sumo de laranja natural e caseiro, mesmo sabendo que os citrinos estão desaconselhados até cerca dos 10-12 meses. E por isso usam uma quantidade muito pequena mas... nunca notam efeito nenhum...!


De facto, devido ao seu potencial alergénico, a vitamina C deve ser introduzida lentamente, e o mais tarde possível, na alimentação dos bébés. Por esta razão, não é recomendável dar citrinos nem fruta tropical nos primeiros meses da alimentação sólida, recorrendo-se o risco de despoletar, desnecessariamente incómodas alergias...

Por outro lado, é bem verdade que o sumo de laranja tem efeito laxante mas também é notório que não se verifica efeito nenhum nos intestinos dos bebés...então o que se passa?

Minhas amigas, o efeito laxante da laranja é devido à fibra que possui nas películas que envolvem os gomos e que tantas avozinhas teimam em separar, na hora de dar os gomos aos meninos. Por isso, o sumo de laranja livre dessa "ganga" frutífera (como lhe chamava o famoso médico nutricionista Dr. Emilio Peres) não tem qualquer efeito no trânsito intestinal, apenas o aporte em vitamina C que veicula.

Assim, saibam também que a partir dos 12 meses podem, e devem, dar laranja docinha ao filhote, mantendo sempre que a varinha mágica disfarce, pequenas porções das películas. Deve sempre que possível recorrer ao sumo natural, feito em casa, diluído num pouco de água. E acrescentem um pouco da "ganga" retida no espremedor mas bem fraccionado para impedir engasgamentos...

Se ocasionalmente recorrer ao sumo de laranja industrial, saiba que existem versões à venda que não são totalmente filtradas e portanto que possuem algum efeito intestinal.

Mas uma coisa é certa: colherzinhas de sumo de laranja antes dos 10-12 meses...não obrigada!
Combinado?

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:
O meu bebé não bebe água...o que posso fazer?
O que diz o Sr. Doutor - Obstipaçã
o
Ice tea para crianças?
Intestino preguiçoso...o que fazer?


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


6 comentários:

  1. Um homem com o dom de ser homem! Sou um homem, em toda a sua magnitude da palavra! Não me dêem fórmulas certas. Porque eu não espero acertar sempre. Não me mostrem o que tenho que fazer porque vou seguir o meu coração. Não me façam ser quem não sou, não me convidem a ser igual, por que sinceramente sou diferente. Acredito no meu amor e nos meus valores pessoais! Falo, faço e assumo! Sou intenso! 100% Homem, 100% Menino, 100% Tudo. Desfaço-me, Mas refaço-me!...Pois Deus está sempre comigo! Sou Audacioso! Corajoso! Ousado! Porque o mundo pertence a quem se atreve!

    Veja o meu Blog.
    P.S. Votei no seu Blog

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Solange

    A pediatra dos meus filhos é muito "picuinhas" em relação à questão das frutas por causa das alergias. Até ao ano só autoriza a pera, a maçã e a banana. A partir daí tudo excepto morangos que só autoriza aos 24 meses.

    A maioria das minhas amigas sempre deram de tudo aos filhos e os morangos após os 12 meses.
    Num blog de uma pediatra que eu costumo acompanhar se refere-se que nos paise tropicais as crianças comem logo frutos tropicais e não há qualquer problema. (parece-me lógico, não???)
    Por favor esclareça-me, afinal em que ficamos?

    Obrigada.
    BJs.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria
    A sua questão é muito interessante e pertinente também!
    De facto, essa questãojá foi aprofundada neste blog, em
    http://solangeburri.blogspot.com/2008/01/dvidas-das-mamas.html
    onde relato, as princiais razões pelo qual não é recomendável introduzir estes frutos antes dos 12 meses.
    Na minha opinião, acho que é importante deixar o organismo amadurecer para lhe dar depois os morangos e até mesmo os frutos tropicais, aos quais não estámos geneticamente adaptados.
    Portanto, a minha opinião vai de encontro ao do seu pediatra, embora considere que os morangos por volta dos 24 meses poderá ser uma recomendação de precaução...
    Obrigada pelo comentário e fique por perto!
    Solange

    ResponderEliminar
  4. Olá Solange:
    Parece que somos vizinhas, e que temos preocupações idênticas...
    Gostamos muito do seu blog e dá forma com aborda as questões!
    Infelizmente não temos profissionais da sua área no centro de saúde, o que é uma falta terrível, mas pedimos muito ajuda, quando as duvidas aparecem.
    Será que podemos contar com babySol?
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Obrigada pelos vossos comentários!
    E claro que todos podem contar com babySol.
    "Milagre da vida" vou mandr-te um email para agendarmos reuñião.
    Bjs e fiquem por perto!
    Solange

    ResponderEliminar
  6. li o comentario da dra.Solange!
    A minha bébé quando tinha 3 meses ficou com prisao de ventre! consultei vários pediatras e todos aki mandaram dar sumo de laranja! vivo na Suiça e aqui todos os pediatras(suiços e austriacos) que já consultei me mandaram dar sumo de laranja! O sumo não resolvia o problema,mas eles insistiam k com 3 meses era só isso que eu devia dar!
    Até k já desesparada encontrei um pediatra alemao k me mandou dar açucar biologico(3 colheres em cada biberão) e foi isso que resolveu o problema da prisão de ventre!

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!