Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Amamentação e a introdução de outros leites...

A questão é a seguinte, estando a tirar o Curso para Voluntária SOS Amamentação, em conversa de mamãs falámos na introdução dos iogurtes e disseram-me que os bebés amamentados não deveriam comer iogurtes, nem dos para bebés nem para adultos pois não têm necessidade de conhecer outro leite que não o materno!
Até aqui compreendo e até comecei a pensar em fazer iogurtes com leite materno, mas depois de me informar vi que não dá pois o leite materno não fermenta e por isso não deveria sair nada de jeito!
Então a minha questão prende-se com o seguinte: quais são os benefícios dos iogurtes? Se uma mãe que amamenta não quiser dar iogurtes, onde poderá ir buscar aquilo que os iogurtes oferecem?
Já agora, outra dúvida: se se der iogurtes a bebés, vale a pena dar dos adaptados a bebés? É que não sei realmente qual a diferença entre uns e outros, sei que um é feito com leite adaptado e outro com leite de vaca normal, mas a quantidade que há nos iogurtes de lactose (que penso ser a grande diferença entre os dois, corrija-me se estiver errada) é menor e não fará mal dar iogurtes dos normais, é que o pediatra diz para dar dos normais para adultos mas se o leite de vaca é tão desaconselhado antes dos 3 anos, os iogurtes normais não lhe farão mal? (Mãmã P.)
Pois de facto para fazer iogurte a partir do leite materno teria sempre que recorrer ao que se chama "cultura de arranque" e para isso teria sempre que juntar um pouquinho de iogurte. E penso também que a temperatura ideal para essa fermentação ocorrer também possa comprometer os constituintes imunológicos , tão importantes, do leite materno.
A grande vantagem do consumo de iogurtes, é o aporte de calcio que veiculam bem como as bactérias lacteas, amigas do nosso organismo. Ora, o que muita gente não sabe é que o leite materno é riquissímo em bactérias lacteas, com efeito bifidus, que ajudam IMENSO o bébé a defecar. Portanto, a criança amamentada está perfeitamente nutrida com o leite materno, que vai mudando, ao longo do tempo, a sua composição às necessidades nutricionais do seu bébé. A natureza é fantástica!
Saiba contudo ainda 2 aspectos:
1 - Que a partir dos 6 meses, o bébé requer outros nutrientes para o seu desenvolvimento e portanto é importante começar, nesta altura, a diversificar-lhe a alimentação;
2 - Que é extremamente importante que a mãmã se alimente bem, muito bem mesmo, pois a qualidade do seu leite repercurte-se na saúde do seu filho. Além disso deve beber muita água (nada de chás ou sumos industriais e tb não deve abusar do leite de vaca) e ser orientada pelo médica para a toma de um eventual suplemento vitaminico, proprio para lactação e também um suplemento em calcio, se o médico assim o entender.
A grande diferença entre os iogurtes de transição e os iogurtes de leite de vaca, é que sendo ambos elaborados com leite de vaca, no 1º caso (transição) ocorreu a nível industrial uma ligeira degradação da proteina de vaca para facilitar a digestão aos bébés que apresentam, por imaturidade do seu aparelho digestivo, ainda dificuldades na sua desfragmentação. É pois, aconselhável, sempre que introduz um produto lacteo de natureza não humana, que comece pelos que contém leite de transição que estão adaptados para respeitar a eventual dificuldade da sua digestão. É por esta razão que, normalmente, os iogurtes só deverão ser introduzidos na alimentação infantil, a partir dos 10-12 meses.


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
Os iogurtes pequenos: sim ou não?
VOU PRESA: 2º produto a abater - O iogurte que não precisa de frio!
ALERTA: Sair de casa com alimentos para o Bebé
Iogurte para o bebé...está frio?
Receita do bebé: Como fazer iogurte em casa?
Leitura do rótulo: o açúcar
Guardar o iogurte...posso?
Iogurte caseiro e o açucar


Receba as actualizações do Portal BabySol®:

Introduza o seu email:

Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:





2 comentários:

  1. Encontrei este blog no de uma outra mamã e só tenho a agradecer por toda a informação aqui disponibilizada! Uma excelente iniciativa, parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!