Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 28 de setembro de 2008

BEBÉ: Como dar Fruta crua...?

Sempre que posso, seja nos Workshop's que dou, seja em dúvidas que as mãmãs me colocam, quando se fala dos bébés comerem fruta, nunca deixo de referir a importância da ingestão de fruta crua, tão importante para o bebé porque:
- Há ingestão de vitamina C, o que já não acontece na fruta cozida, pois esta sensível vitamina perde-se durante o processo de cozedura (por mais curta que seja);
- Favorece o sistema imunitário fortalecendo as defesas da pequenada;
- E não menos importante, favorece ainda mais que a fruta cozida, o trânsito intestinal, factor quase sempre critico nas crises de obstipação das idades mais precoces.
No entanto, pela acidez que apresenta e também pelo receio do engasgamento, as mãmãs temem dar fruta na pequena mãozinha e o bebé acaba por ingerir mais vezes a prática fruta cozida, fácil de levar fora de casa...e porque não levar uma peça de fruta no saco do bébé?
Assim, queridas mãmãs, hoje o meu testemunho vai para os bébés mais pequenitos, partir do dia que introduzem a fruta crua, façam-no de 2 formas:
- Passada, com a varinha mágica ou esmagada com um garfo;
- Colocando um gomo da fruta permitida, bem lavada e sem casca, neste excelente acessório, que alguém se lembrou de inventar para pôr os bebés agarradinhos, entretidos, que lhes estimule as gengivas e...os alimente saudavelmente!
Desde modo, terão uma maior receptividade, meses depois, quando realmente lhes derem fruta para comerem sozinhos.
Aproveito ainda para lembrar, que a fruta deve estar sempre madurinha, o que a torna de mais fácil digestão. Além disso, se comprarem de produção biológica saibam que podem, e devem, dar com a casca!
E lembrem-se: depois dos testes de alergias, sejam criativas e façam também algumas combinações entre si, salvaguardando sempre que adiciona alguma fruta crua.
Nota: este simpático acessório é ideal a partir dos 6 meses.

Leia também estes artigos:
Obstipação: a fruta e os legumes na dieta infantil


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email


Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


7 comentários:

  1. Adepta incondicional da fruta crua para os meus bebés, eu também! Aliás, NUNCA lhes dei fruta cozida na vida! Acrescento apenas que em vez de usar varinha mágica ou garfo, uso um ralador: tem a vantagem de não deixar a fruta completamente passada (fica assim às minúsculas tirinhas) e eles já nem estranham mais tarde a fruta em pedacinhos...

    Já que me estreio nos comentários, gostaria de sugerir/pedir comentário à introdução da castanha cozida nas sopas dos bebés - ficam tão docinhas! o meu filho adora!

    ;)

    ResponderEliminar
  2. Fui á Bebeconfort: nem sabem o que seja. Penso que só haja á venda na Pré-Natal

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos vossos comentários.
    Pois, parece-me que me enganei...peço desculpa pelo mal entendido...de facto, este acessório existe é na Pre´natal...já emendei o texto do post.
    Bjs e boas frutas...cruas!

    Solange

    ResponderEliminar
  4. Nós por cá somos TOTALMENTE adeptos da fruta crua e até hoje, 8 meses, só dei uma vez maça cozida após o meu filho ter vomitado e como tal achei-a mais “soft” para o seu estômago!
    Muito OBRIGADA pela valente dica e vou logo procurar esse acessório que não conhecia ;o)
    Já me ajudaste, mesmo sem saber, em tantas dúvidas e tento seguir os teus conselhos sempre que possível! És um "anjo" nas nossas vidas sabias?!
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  5. Olá Solange!

    Cá estou a espreitar o seu blog...PARABÉNS!
    Quanto a esta simpática peça que eu também utilizei, e muito, na minha Leonor, a marca Nuby também tem...e aqui no D'BArriga - www.dbarriga.pt - custa 10 euros. Depois existe um conjunto com 3 recargas - para se poder emprestar aos primos! - que custa 7 euros. Tem sido um sucesso!

    Até já!

    ResponderEliminar
  6. adquiri este acessório na pre natal, porem na toysurus tambem tem e mais barato. realmente vale a pena!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. este pratico instrumento (que infelizmente o meu nanico ainda n�o aprecia muito) tamb�m se vende no d'barriga com o acrescimo dos conselhos preciosos da Joana.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!