Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Alimentação versus amamentação

O meu filho A. é amamentado desde que nasceu e vai começar agora - quando fizer os 5 meses, com os sólidos. Para mim isso é um quebra-cabeças, tou habituada a, quando ele tem fome simplesmente dar-lhe a maminha e ele é que decide a quantidade que vai beber, quando vai beber etc. Agora tudo se complica. Ainda por cima ele vai entrar para o infantário o que ainda complica mais as coisas.
Assim sendo estou a pensar fazer o seguinte:
Dou-lhe maminha de manhã (por volta das 8h30), ao almoço na creche (11h30) dão-lhe a sopa que eu preparei no dia anterior e coloquei nos recipientes da Avent (conhece? será que são bons? podem ir ao microondas?) seguido da fruta, e ao lanche (15h00) dão-lhe o um biberão com o meu leite (que quantidade deverei deixar para elas lhe darem dado que ele tem 6800 Kg e 4 meses e 3 semanas?).
A papa dou-lha eu ao jantar. Será que este esquema alimentar é o correcto? Será que ele não vai precisar de mais uma refeição na creche até eu chegar ás 16h30?
Faço-lhe todas estas perguntas pois fui ao pediatra há 2 semanas mas não fiquei convencida com o que ele me disse. Segundo ele, eu deveria começar a dar-lhe papa aos 5 meses e logo 4 dias depois começar com a sopa e a fruta. Mas não acha que isto são sólidos a mais a inserir quase de uma só vez para quem está só habituado a leitinho? Geralmente insere-se a papa e só 2 semanas a 1 mês depois é que se introduz o resto... não é verdade?
Desculpe tantas perguntas mas isto de ser mãe de primeira viagem traz muiiiitas dúvidas... Se me pudesse esclarecer agradecia-lhe imenso. (Mãmã S., filhote 4 meses)
Relativamente às suas questões, vou dar-lhe a minha opinião pessoal:
- Antes de mais me parece que o seu filhote tem evoluído mto bem de peso, com a amamentação em exclusivo.Este facto é mto importante. Por outro lado, há uma pressão em introduzir agora os sólidos porque vai ter que trabalhar.
É pena que assim seja, até porque o leite materno respeita todas as necessidades nutricionais do bébé até aos 6 meses de vida, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde mas se não tem hipotese de compensar as mamadas, então sugiro-lhe que:
- Sempre que puder, e até mais tarde possivel, dê o seu leite ao bébé...é fundamental e mto importante para ele;
- Saiba que o leite materno, quando mto aquecido, perde as propriedades imunológicas...por isso dê instruções bem claras no infantário, cole até um rótulo no transportador de biberões, bonito, discreto, a pedir para não aquecerem mto, tipo "o Afonso gosta do leitinho morno"...eu fiz isso com o meu filhote para EU ficar mais descansada...
- Saiba tb que deve fazer uma introdução lenta e gradual para detectar possiveis alergias. Por isso, introduza lentamente as papas, não lacteas (melhor era usar do seu leite para as preparar) e sempre sem glúten, e só 4-5 dias depois introduza as frutas, uma de cada vez e por igual periodo de tempo.
- Lembre-se tb o bébé poderá não estar adaptado ao biberão. Isto poderá dar problemas se não for pensado atempadamente. antes de ir trabalhar, peça a outra pessoa para dar o seu leite ao bebé. Nunca a mãmã para o bébé não ficar baralhado e sentir-se rejeitado.
- Lembre-se também que os testes de introdução de novos alimentos deverá ser feito antecipadamente e não apenas quando já estiver a trabalhar. é importante tb que o filhote não esteja cansado, com sono, doente... nas novas refeições para que a tarefa tenha mais êxito.
eu sugiro que dê :

manhã - mama
11.30 - papa com leite materno (se possivel)
tarde - biberão de leite materno (150 ml aprox.)
jantar - mama
deitar - mama

O A. está optimo e, na minha opinião, só depois dos 6 meses deverá introduzir a sopa. (Os recipientes da Avent são excelentes e podem ir ao microondas, sim). O seu leite tem-no sustentado muitoooooooooo bem.
Entretanto também vai avaliando o apetite dele e logo ajusta, talvez com a fruta (noutra refeição), depois da papa introduzida.
Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Bookmark and Share

Receba as actualizações do Portal babySol® no seu email. Subscreva agora o Feed babySol®.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!