Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Guardar o Iogurte...sim ou não?

Tenho uma questão que gostaria de lhe colocar: O meu filho tem 8 meses, foi amamentado em exclusivo até aos 6. Relativamente ao iogurte, eu vou-lhe dando porque ele come muito, mas muito pouco de outros alimentos e o iogurte ainda vai indo…!)
A minha pergunta é, dado que muitas vezes só come meio iogurte, se poderei guardar num copinho fechado para o lanche ou até para o dia seguinte (Mãmã C., filhote 8 meses)
De facto, o iogurte tratando-se de um alimento proteico é facilmente atacado pelas bactérias. Por outro lado, é um alimento "vivo", por conter bactérias lacteas e portanto que sofrem viabilidade após o processo de arrefecimento, que não sei como o faz:
- se deixando algum tempo em cima da bancada ou
- se colocando 1-2 segundos no micro-ondas (sem tampa).
Parece-me arriscando, quer do ponto de vista microbiologico, quer nutricional, quer mesmo pela idade do menino.
Sugiro-lhe que:
a) A mãmã ou o pápá comam o resto;
b) Retire (e antes do arrefecimento), com uma colher limpa, a porção que pensa que o bébé comerá e guarde imediatamente a parte que acha que ele não come, não mais de de 2 horas, no frigorifico, na parte mais fria (perto do congelador), tapado ou vedado com um saco de congelação, e nunca perto da porta.
c) Compre iogurtes mais pequenos ou deixe o bébé ganhar um pouco mais de apetite para o comer todo...
Espero ter ajudado pois estas questões são sempre dificeis de encontrar um equilibrio...

Realmente a melhor hipótese será mesmo eu comer o que sobrar, porque em 2 horas eu acabo por não lhe dar (prefiro oferecer a mama), e não vale a pena correr riscos evitáveis… E resta-me esperar que ele ganhe mais apetite porque nem os iogurtes pequenos ele come até ao fim…! Quanto ao arrefecimento, eu não faço, aliás, nem sabia que se podia dar um calorzinho de micro-ondas. O que sempre fiz foi tirar do frio e dar, tal como fazemos para nós.

Chamou-me à atenção que dá o iogurte frio ao seu Bebé, recém tirado do frigorifico!? Os bebés não gostam de alimentos frios brrrrrrr....
Experimente aquecer o iogurte, sem tampa, durante 2-3 segundos no micro-ondas e depois mexa bem antes do lho dar. Junte até um pouco de fruta cozida, se for caso disso. Talvez ajude.
Caso contrário, pois, a melhor solução é mesmo comer a mãmã e o pápá. Contudo não deve desistir e daqui a um ou dois meses voltar a tentar, apresentando novos sabores, quando o paladar do Bebé estiver mais desenvolvido. Até lá, dê sempre a maminha, isso é que é fundamental!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
Os iogurtes pequenos: sim ou não?
VOU PRESA: 2º produto a abater - O iogurte que não precisa de frio!
ALERTA: Sair de casa com alimentos para o Bebé
Iogurte para o bebé...está frio?
Receita do bebé: Como fazer iogurte em casa?
Leitura do rótulo: o açúcar
Iogurte caseiro e o açucar
Amamentação e a introdução de outros leites


Receba as actualizações do Portal BabySol®:

Introduza o seu email:

Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:





Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!