Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 19 de outubro de 2008

BEBÉ - Comer durante a noite?

A minha filha Joana está quase a completar um ano e quase sempre despertou durante a noite para beber, em média, dois biberons de 120 ml cada (durante o dia ela faz também dois biberons de 150 a 180 ml, para além das duas sopas e uma papa/iogurte).O meu marido e a pediatra da minha filha defendem que "à noite o bebé não come ou não deveria comer". Mas se a minha filha acorda, chora e tem fome (poderia chorar por outro motivo, mas não), porque é que eu hei-de deixá-la chorar?Gostaria, pois, de saber a opinião da Solange sobre este tópico. Já me questionei sobre se a Joana come o suficiente durante o dia. Sim, ela parece-me saciada após cada refeição (é ela sempre a terminá-las, afastando para longe a colher ou cerrando a boca). (Mãmã S., filhota 11 meses)

De facto é sabido que com a idade da sua filhota já seria recomendável que dormisse a noite toda e principalmente que não interrompesse o ciclo do sono para satisfazer essa necessidade, o que pode ter repercussões negativas pois é durante o sono que é segregada a hormona do crescimento.

Compreendo muito bem, e concordo consigo, que qualquer mãe não será capaz de dormir sabendo que o seu bébé não está bem, por isso lhe dá o leite. A situação aqui não será deixar de dar o leite mas perceber porque pede a menina esse alento? Será mesmo fome? Será insegurança em dormir sozinha? Será falta de miminho?

Por outro lado, a dieta alimentar que relata parece-me insuficiente para os quase 12 meses, onde já é aconselhável comerem uma sopa mais leve, sem fonte proteica, e comerem depois um purezinho de legumes e carne/peixe/gema, finalizando a refeição com a fruta. Esta introdução dos purezinhos ocorre normalmente a partir dos 8-10 meses para que haja uma adaptação a texturas menos passadas e desse modo a adaptação, após os 12 meses, à dieta familiar seja mais fácil. Na minha opinião, acho que deveria começar já esta nova etapa alimentar e verificar se o comportamento nocturno da filhota se altera.

Outro aspecto que é particularmente importante, segundo vários pedopsiquiatras, é que os pais brinquem com os filhos cerca de 15 minutos antes de eles irem dormir para os deixar mais tranquilos...se não tem este hábito implementado no lar, está na altura de começar...faz milagres!

Consultora em Alimentação


Leia também estes artigos:
ALERTA: Plano alimentar desactualizado?

O que diz o Sr. Doutor - As necessidades de sono para cada faixa etária
Usar ou não usar a chupeta?
Porque o meu bebe fica tão irrequieto
O bebé não dorme...o que fazer?
Truque para Bebés recém-nascidos ajustarem o sono

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!