Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O rotavírus...vacinar ou não?

A minha dúvida é sobre a vacina do rotavírus, uma vez, que me aconselhei com a minha médica de família, a qual me disse que não havia necessidade de a administrar porque os bebés deviam ganhar as defesas por eles próprios. O meu bebé fez 2 meses no dia 29 de Setembro, por tal gostaria de saber se aconselha a vacina contra o rotavírus e se de facto, é um vírus muito comum nos bebés e se é de fácil de transmissão. Ainda para mais, o meu bebé irá frequentar o infantário a partir dos 6 meses, por isso, gostaria de saber a sua opinião que me parece sempre tão informada e clara. (Mãmã C., filhote 2 meses)
A questão que me coloca é pertinente...afinal sou microbiologa e defendo que os bebés devam criar resistências...a questão é como? E quando?
O seu Bebé é ainda muito pequenino, no entanto a pediatra sabe isso e não defendeu a toma da vacina. Parece-me pois que o seu Bebé se encontra em boas condições de desenvolvimento para ultrapassar, com sucesso, a agressão que o rotavirus provoca, ao atacar fortemente a mucosa intestinal dos Bebés. Também me parece que a pediatra confia nos cuidados que essa criança tem em casa e que saberá agir no momento certo. Assim, só tenho que apoiar também aquilo que a pediatra recomendou, salvaguardando sempre que esteja preparada para uma forte crise intestinal, onde a hidratação constante com solução electrolitica é fundamental bem como desenvolver estratégias contra a diarreia (dar banana pouco madura, fazer o biberão de leite com água de cozer arroz) ajudando assim os bébés mais pequeninos.
À tempos, coloquei um post sobre esse assunto... aqui no blog. Convido-a a ler a opinião médica.
Relativamente à questão de o filhote ir para o infantário, mantenho a minha posição. É muito importante que esteja preparada para as agressões externas para amadurecer o sistema imunitário.
Para isso, aposte forte na melhor arma de defesa: a alimentação! Afinal grande parte do nosso sistema imunitário localiza-se...no intestino!
Logo que a pediatra autorize, faça uma alimentação muito variada, muito fresca e ofereça sempre nutrientes rotativos na sua escassa dieta alimentar. Seja criativa e desperte-lhe o interesse para novos sabores. Ainda que os tenha rejeitado numa fase inicial...
Esta é a melhor forma de protegermos os nossos filhos! Actuar a nível profilactico!
Espero ter ajudado e... ir a tempo de contribuir para a sua dificil decisão.

Consultora em Alimentação




Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!