Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 19 de outubro de 2008

A lavagem das mãos

Na passada semana comemorou-se a Dia Global da Higiene das Mãos apelando aos adultos para a importância quotidiana deste gesto. Quando se fala em crianças, este gesto adquire especial significado, quer pela responsabilidade de implementar este hábito de higiene nas crianças mas mais importante ainda pelo excepcional cuidado que, nós pais, devemos ter neste simples gesto. Existem estudos que comprovam que 60% dos adultos não praticam este simples hábito de higiene, responsável pelo aparecimento de uma parte das doenças, quer nos adultos mas sobretudo nas crianças.
Apesar de tantas vezes transmitirmos essa ordem aos nossos filhos, essencialmente antes das refeições, é bem verdade que os progenitores raramente seguem este exemplo. E se o fazem, fazem-no de uma forma amiúde e na maior parte dos casos depois da utilização da WC ou na manipulação alimentar. Mas não chega.
É pois importante ter em atenção, que a lavagem das mãos é primordial na vida partilhada com os nossos filhos e deve ser efectuada várias vezes ao dia. Com água e sabão, unicamente. Nada de outros quimicos anti-bacterianos que destroem as nossas defesas da pele.
Siga as seguintes regras e aplique-as para toda a familia:
- Lavar as mãos várias vezes ao dia: quando chegar a casa, quando for cozinhar, quando sair do WC, etc. e não apenas quando estas se apresentarem visivelmente sujas;
- Use um sabão neutro e água corrente;
- Prolongue o acto da lavagem das mãos, contemplando as zonas interdigitais onde tantas bactérias se alojam e não são removidas numa lavagem rápida!
- Mantenha as unhas do filhote sempre rentes pois são um considerável veiculo de bactérias. Se as encontrar sujas, passe uma escova macia pra remover residuos que se acumulam;
- Utilize toalhas ou panos limpos e renove-os muito frequentemente.
- E faça disso, um acto familiar, de rotina e de divertimento...para todos!

Pensem nisto...este gesto fará uma grande diferença! Mas nada de exageros!


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação
Serviço de Apoio On-line.

Leia também:

Receba as actualizações do Portal BabySol® no seu email. Subscreva agora o Feed BabySol®.

Email

1 comentário:

  1. Olá! Seu blog vale ouro!Receba-o no meu blog.Beijinhos e Parabéns!

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!