Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 6 de dezembro de 2008

BEBÉ: A introdução de novos alimentos em paralelo com a amamentação...

A minha menina tem 5 meses e meio. Até aos 5 meses teve em exclusivo com leite materno;aos 5 meses iniciou as papas e aos 5 meses e meio começou sopa e fruta. As minhas duvidas são:
- comecei pela sopa de alface, e agora quais as sopas que hei-de dar a seguir?
- a fruta estava a dar cozida (foi o que a pediatra me disse) sera melhor dar-lhe fruta crua passada?
- que ingredientes deve levar as sopas?
- é um castigo para ela comer a sopa toda, e tenho receio k nao esteja a comer a sopa suficiente, come cerca de 125 mg ou um pouco menos pk deixa sempre um pouco no prato.
Agradeço desde já a sua disponibilidade.(Mamã S., filhota 5 meses)
Por aquilo que percebi, continua a amamentar a sua menina, apesar de já ter introduzido alguns alimentos. Muito bem e muito importante continuar a dar-lhe o leite materno.
Importante é que saiba que a introdução de novos alimentos complementará o leite materno e nunca o contrário. Por isso é fundamental dar-lhe o peito, sempre que estiver com a menina, e antes de ela comer outro alimento.
Na minha opinião, embora a fruta seja melhor aceite enquanto cozida, é imprescindível que lhe dê fruta crua, passada ou migada com o garfo, para que a ingestão de vitaminas, nomeadamente a C que protege de infecções, seja maior. Prefira sempre bem madura porque é mais doce e de mais fácil digestão. E melhor aceite!
Nesta idade, deve ainda fazer sopas bem ligeiras, de fácil digestão. Aconselho o creme de abobora, creme de courgete, creme de batata doce (com alho para dar um toque) e creme de cenoura. As bases devem conter batata, cenoura, abobora, courgete, cebola, abobora menina, batata doce mas nunca mais de 3 legumes para não ficar muito concentrada. Pode dar alface, alho francês e feijão verde como legumes.
Em relação á quantidade de sopa que a menina come, penso que se estiver com um desenvolvimento adequado para a idade e a evolução do peso a bom ritmo, significa que o seu leite é suficiente para a bébé não tendo ela necessidade de mais alimento. Este aspecto só poderá ser validado pelo médico assistente face à apreciação da evolução de crescimento.
Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação



Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!