Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 14 de Dezembro de 2008

DICAS para Produzir mais leite materno...

Tenho uma bebé com 1 mês e estou a amamentar. Nas primeiras semanas a bebé fazia intervalo entre as mamadas de 3/4 horas e engordava cerca de 36g por dia. Na última semana engordou 22d/dia e tenho verificado que o espaço entre as mamadas está cada vez mais reduzido (de 2 em 2 horas..) e dá-me a ideia que tenho menos leite ou então as necessidades dela aumentaram e eu não estou a dar conta do recado... Tenho bebido bastantes líquidos e como assim que ela acaba de mamar. Ela tem dormido menos e após cada mamada dormia sempre muito descansada e agora chora, chupa muito na chupeta e parece que tem fome... Há algum conselho que me pode dar para continuar a ter leite suficiente?(Mamã A., filhota 1 mês)

De facto, à medida que os bebés vão crescendo, as suas necessidades nutricionais vão sendo maiores. No entanto, a mãe natureza é sábia e o corpo da mamã que amamenta tem a capacidade de ir ajustando a qualidade do leite que produz às necessidades nutricionais pelo que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o bebé amamentado em exclusivo até aos 6 meses não terá necessidade de outro tipo de alimento a não ser o leite materno.
Neste sentido, saiba também que a composição do leite materno varia ao longo da mamada começando por ser mais aguado e tornando-se mais denso e rico em gordura, cerca de 5-10 minutos (depende do ritmo da sua bebé) após o início da mamada. Por isso, é fundamental que a bebé esvazie uma mama antes de lhe oferecer a outra. Na mamada seguinte comece sempre pela última mama que a bebé mamou.
É importante também que:
- Relaxe: produzir leite é uma sobrecarga para o organismo, por isso descanse um pouco nas sestas da bébé;
- Não se sinta tensa, o facto psicológico é muito forte e condiciona a produção de leite;
- Garanta que a bebé está a fazer uma boa pega, e a mamar bem, o que permite o estimulo para que o seu leite seja constantemente produzido.
- Alimente-se bem: não é altura para pensar em dietas mas em restrições. Coma muita fruta, beba leite (não mais de meio litro/dia), coma cereiais integrais, pão de mistura, massas, batata, arroz. O organismo precisa de hidratos de carbono. E coma sempre sopa.
Vai ver que seguindo estes conselhos, em poucos dias, notará a diferença.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
A esterilização por fervura é segura?

Artigo I Alimentação da mãe que amamenta



Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. olá, meu nome é Svetla e tenho uma filhinha de três anos que adora mamar, mas meus seios não produzem mais leite, oque posso fazer para voltar a produzir leite novamente? Se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecida

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite!!!

    Sou mamae de um bebe de 5 meses e 10 dias.Estou preucupada em não produzir leite suficiente para ele,estou apelando pela mamadeira.

    Ele mama no peito 4/5 e ainda toma 2 mamadeira por dia.

    Gostaria de saber se é normal isso???Pois a Pediatra dele recomendou reforçar nas Mamadeiras.

    Ele está sempre querendo mamar e eu não estou produzindo Leite Suficiente!!!

    Gostaria de pedir ajuda por aqui pois a Pediatra dele menciona que é Normal e não posso mudar de Pediatra por enquanto...

    Grata!!!!

    A.C.DE.A...

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!