Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Alimentos com Cálcio...ideias?


A minha duvida é a seguinte: o meu filho tem 5 meses e meio. começou aos 4 meses a comer papa e 15 dias depois sopa e até agora não se habituou a ela, faz com cada birra para comer que depois ja nem quer a fruta. nao sei o q fazer mais. Mas na escola ele come mais ou menos bem a sopa, já trouxe sopa de la para tentar fazer o mais parecida possivel , mas nem assim. Faço com batata cenoura alho francês e abobora e tambem ja com carne (frango ou borrego). E o leite tambem desde os 4 meses e meio que só bebe 180 ml, nao pede mais, é normal?
Se acha que o seu filhote bebe pouco leite, o que no total (leite manhã+papa+leite noite) deve corresponder a cerca de 500ml/dia, para que receba a quantidade necessária diária de cálcio, então compense com outros alimentos, nomeadamente com o bróculo que é um legume muito rico em cálcio e pode juntar à sopa (Mãmã A., filhote 5 meses).
Nesta fase de adaptação, é possível que exista alguma dificuldade em que o Bebé resista um pouco à alimentação sólida, demonstrando mais facilmente esse sentimento junto daqueles que lhe são mais chegados...
Sugiro-lhe que torne as sopas mais interessantes e menos rotineiras, fazendo alternadamente as seguintes variações:
- Substituir a batata normal por batata doce;
- Substituir a abobora normal ou abobora bolina;
- Juntar fruta, nomeadamente maçã ou pêra;
- Variar o mais possível, oferecendo uma sopa diferente cada dia, e para isso seja sistemática e congele doses individuais de sopa que pode ir alternando.
- Pode também fazer, nesta fase etária, uma base de sopa com batata/cebola/courgete e juntar alface, por exemplo. Ou fazer um creme de bróculos ou agrião.
Importante mesmo é não demonstrar ao filhote que ele está a dominar a situação. Brinque com ele, faça das refeições um momento de brincadeira e permita-lhe a flexibilidade que só a mãmã sabe dar :-)

Consultora em Alimentação

Leia também:
Receba as actualizações do Portal BabySol® no seu email. Subscreva agora o Feed BabySol®.

Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!