Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 15 de Abril de 2009

Como fazer a sopa do Bebé...

Algumas mamãs que nos contactam apresentam ainda muitas dúvidas sobre o modo de confecção da sopa destinada ao Bebé...Nunca é demais valorizar este alimento...Tomem nota:
Se pensarmos que a sopa representa, na alimentação dos nossos pequenitos, o primordial veículo de vitaminas e sais minerais, então vale a pena reunirmos todos os esforços para a confeccionar da melhor forma.
Além disso, a sopa é também um alimento fundamental na alimentação do bebé pela fibra que transporta, bem como a água que o hidrata, tão importante nos casos de obstipação.

É pois, fundamental, seguir alguns conselhos básicos para assegurar o sucesso continuado da integração deste alimento na dieta do bebé e da familia...também!

Para preparar uma sopa com garantias de êxito, siga então estas dicas e verá que o pimpolho agradece ;-)

- Deve possuir um sabor individual. Por essa razão deve adicionar-lhe um único legume verde. Deste modo o bebé mais depressa aprenderá a individualizar os sabores;

- Não deve juntar sal porque sobrecarrega os rins imaturos do bebé. Introduza o sal o mais tarde possivel, após os 12 meses, e quando fizer prefira a flor de sal, adicionado sempre no final do processo culinário;

- Deve ser ligeira, de consistência cremosa e adequada à faixa etária do seu bebé. Se tem mais de 8 meses, está na altura de se "esquecer" de a passar completamente para facilitar a transição. A partir dos 10 meses acrescente arroz ou massinhas à sopinha, cozidos á parte;
- A partir dos 8 meses pode também acrescentar uma variedade de erva aromática por sopa, com parcimónia. O funcho, a salsa, o coentro, a hortelã, os oregãos...preferindo frescos e adicionados quase no fim;

- Tenha a preocupação de variar bastante este alimento para estimular sempre o interesse por parte do filhote. Para isso seja sistemática e congele doses individuais de sopa-base às quais depois acrescentará o legume cozido na altura que até pode cozer rapidamente no microondas;
- Importante também não esquecer que deve retirar a fonte de proteina (carne/peixe/gema) quando o bebé estiver a adaptar-se à dieta familiar. Deste modo a sopa fica mais ligeira e o bebé procurará mais alimento, no 2º prato.
- Deve ser cozer primeiro a carne e só depois os legumes. E utilize sempre pouca água, ajustando no final a textura preferida do bebé.

- O azeite deve ser adicionado apenas no final da cozedura.
Implementem estes conselhos nas vossas preparações culinárias da sopa e depois digam-me se não deu resultado! Boa?
Consultora em Alimentação
Leia também:


Deseja receber as últimas actualizações do Portal BabySol?

Introduza o seu email:



Email

17 comentários:

  1. Ainda bem que ando a fazer as sopas da minha bebé correctamente. Beijocas! Adoro o projecto BabySol, muitos parabés!

    ResponderEliminar
  2. Estas dicas dao imenso jeito. Parabens. Este projecto é fantastico!

    ResponderEliminar
  3. Um questão: qual a razão de cozer primeiro a carne? Eu tenho cozido ao mesmo tempo...

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana
    A ideia é que os legumes fiquem o menos tempo possível para que a perda vitamínica seja a menor possível. O mesmo já não se pode dizer da carne, que além de requer mais tempo para cozinhar é necessário também garantir uma segurança microbiológica mais exigente.
    Espero ter ajudado.
    Bjs e obrg pelo seu comentário!
    Solange

    ResponderEliminar
  5. Já estou a seguir o seu conselho em relação à carne, obrigada pela explicação! Mais uma dúvida: passei a colocar salsa ou coentros só no último minuto de cozedura, mas parece-me que a minha bebé não os digere... Quando passo a sopa, a salsa e os coentros ficam em pedacinhos visíveis e aparecem depois no cocó dela... será que devem cozer mais tempo? Quanto tempo? Ah, e antes que me esqueça de novo: parabéns pelo blog, desde que o conheci via Pinkblue que ando a tentar lê-lo de ponta a ponta e têm imensa informação útil: sou fã!

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana Neto
    Mil desculpas por só responder agora ao seu comentário...de vez em quando o blogger perca-me partidas...
    Bem, de facto, pelo que conta, deveria cozer um pouco mais a erva aromática, talvez mais uns 3-4 minutos.
    E não esqueça: uma única variedade de erva aromática por prato e com parcimónia. Combinado?
    Bjs e obrg pelo comentário.
    Solange

    ResponderEliminar
  7. Olá, parabéns por este projecto, ajuda-nos imenso! Havia coisas que eu nem sonhava, e que agora aprendi!
    Gostaria de colocar uma questão: vou fazer 3 sopas por semana, e congelar para ir dando alternadamente. Gostaria de saber se devo colocar o azeite antes de congelar, ou apenas depois, uma vez que vou aquece-la novamente no microondas?
    Muito obrigada desde já!

    ResponderEliminar
  8. Olá Islei!
    Obrigada pelo seu comentário.
    Preferencialmente, o azeite deve juntá-lo antes depois da sopa aquecida e antes de a dar à filhota...embora o azeite seja a única gordura que não sofre degradação com o aquecimento, as vitaminas lipossolúveis que aporta poderão diminuir de teor.
    Espero ter ajudado.
    A BABS deixou-lhe a resposta no post sobre o workshop em Lx, não sei se já viu.
    Bjs e fique por perto!
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  9. Olá Islei, novamente!
    Peço desculpa pelo lapso:
    DEPOIS de aquecer a sopa e ANTES de dar à filhota.
    ...incrível este blogger...posso controlar a publicação de todos os comentários mas os meus não é possível!
    Bjs
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,

    Acabei de conhecer este blog, pois tenho uma filhota de 5 meses e começou a comer a sopa, estamos na 3 semanas, já não me lembrava desta fase!! (Tenho outra menina de 5 anos)Confesso que estou um bocadinho a desesperar (s/desesperar), pensava que o processo de adaptação era mais facil para ela, pois ela já come a papa desde os 4 1/2. A Sopa faço como a pediatra diz, é assim, todos os dias introduzo um novo verde, ela vai comendo, mas como chucha no dedo (não consigo que goste de chucha)imagine como fica a carinha dela!! Sopa pelo nariz, bochechas, tadinha. Mas é muito boazinha uma delicia.
    Tem 5 meses e pesa 8300kg
    A minha duvida e pedido de ajuda é vou começar a dar-lhe fruta natural, por qual começo e se misturo frutas, em relação á sopa resta-me ter paciencia, pelo que tenho lido né? Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Olá Sandra
    Relativamente à fruta, deve começar por dar banana ou pêra madurinha. E pode também dar maçã.Só depois de averiguadas as alergias e a bebé estar familiarizada com os sabores individuais destes frutos é que pode, e deve, fazer combinações para tornar a fruta sempre actractiva.
    No que diz respeito à sopa, sou da opinião que não está a proceder devidamente.
    Peço-lhe a gentileza de entrar em contacto, por email, para conversarmos em particular.
    Bjs e obrg pelo comentário!
    Solange

    ResponderEliminar
  12. olá, acabei de conhecer seu blog e estou achando um máximo, pois tenho um bebê de 5 meses e pra mim tá sendo um pouco dificíl dar sopinha pra ele, já dei de carne com legumes e massa batida no liquidificador, frango e legumes com massa batida tb no liquidificador e ele não gosta feicha a boca vira o rosto bate na colher, já tentei dar até na mamadeira e não teve exito como posso fazer? me dei umas dicas ! obrigada

    ResponderEliminar
  13. Olá Andreia :-)
    Obrigada pelo seu comentário!
    Diga-me, antes de eu responder-lhe: ainda está a amamentar?
    Obrigada e até breve,

    ResponderEliminar
  14. boa tarde, a minha filha tem 4 meses, a 1ª sopa posso fazer assim batata, cenoura e um pouco de fio de azeite:))faço estas sopa durante alguns dias:)depois desta sopa faço batata, cenoura e alho frances,durante alguns dias:))depois faço com batata, cenoura e feijao verde:)))estava um pouco confusa, só se pode pôr um legume na sopa?nao posso por feijao verde e alho frances numa só sopa?

    ResponderEliminar
  15. Olá Sisi,
    Obrg pelo seu comentário.
    É claro que pode colocar mais legumes na sopa, mas não deve. Sobretudo porque a criança deve não só começar a compreender o sabor individual de cada legume, como é mais fácil a mãe perceber o que gosta mais/menos para além de detectar mais depressa alergias. E tendo em conta que o efeito combinado de legumes, nestas idades mais precoces, tb suscita alergias. E, melhor de tudo, a longo prazo estará a promover o interesse infantil pela sopa. Evite dar a mesma sopa muitos dias seguidos. è peferível congelar e ir variando cada dia. assim a criança afina o seu poder de adaptação e tira maior rendimento nutricional dos alimentos.
    Espero ter ajudado.
    bjs e fique por perto!
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  16. ola solange gostaria de fazer como fazer um sopa para criança de 4 mes

    ResponderEliminar
  17. olá,quando é que posso introduzir o alho nas sopinhas da minha bebe?

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!