Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Armazenar sopa no frigorifico...

A pedido de duas mamãs que deixaram dúvidas pertinentes sobre os recipientes para refrigerar/congelar a sopa do bebé, venho hoje explicar o seguinte:

- Porque razão não se deve guardar, no frigorífico, sopa no recipiente metálico em que foi confeccionada;

- Porque razão a sopa sofre alteração da textura quando sujeita ao congelação.

O crómio é um dos elemento químicos presente no inox que pode ser um agente cancerígeno quando migra para os alimentos. Sendo a sopa um alimento relativamente ácido, por abaixamento da temperatura e exposição ao ar (a panela mesmo com tampa não garante fecho hermético), a migração do crómio para a sopa pode acontecer facilmente permitindo assim que a sopa:
a) contenha crómio na sua composição e
b) diminua o seu valor nutricional devido à oxidação das vitaminas.
Estes 2 factos justificam claramente porque uma sopa assim armazenada "azede" em poucos dias.

Relativamente ao facto da sopa perder a sua textura original quando sofre um processo de congelação está relacionado com a estrutura bioquimica do amido que se separa das moléculas de água do alimento depois destas congelarem. Quando a sopa é sujeita à fervura, a textura é retomada pelo que a mamã não deve nem rejeitar a água da sopa congelada nem prolongar a fervura da sopa descongelada, de modo a preservar o mais possível seu valor nutricional original. Isto porque, ao contrário do que se pensa, se a congelação for realizada sem flutuações de tempertura e num periodo relativamente curto (2-3 meses), a integridade nutricional da sopa é assegurada.

Aproveito ainda para referir que o melhor material para preservar os alimentos congelados, essencialmente os mais ácidos, é o vidro, que ao apresentar-se inerte em contacto com o alimento, oferece uma excelente opção à dona de casa para utilizar, de seguida, o micro-ondas. Portanto, recorram aos recipientes de vidro de doses individuais e armazenem, arrefeçam, congelem, descongelem e aqueçam sempre que quiserem rapidamente recorrer a este inócuo electrodoméstico...
Consultora em Alimentação

Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


6 comentários:

  1. Olá!!

    Fiquei intrigada com este post... sempre ouvi dizer que não se podia congelar alimentos em vidro, uma vez que este poderia estalar no congelador...
    Mas pelo que li fiquei com a ideia de que é perfeitamente possivel congelar em vidro. Algumas dicas?

    ResponderEliminar
  2. Olá Cris!
    Sim, sim, sim!
    O vidro é o melhor material para acondicionar os alimentos, ainda que seja caro e difícil de transportar.
    Mas trata-se de um material inerte, ou seja, que não reage com os alimentos, ao contrário do plástico ou do inox que, em determinadas condições deixam migram alguns dos seus compostos químicos para a comida.
    Assim, use e abuse do vidro para congelar, sabendo apenas que NUNCA deve encher demasiado o recipiente. Durante a congelação, os liquidos expandem e se não houver 2 dedos de espaço entre o alimento e a tampa, o recipiente não resiste e quebra.
    Recorra a frascos de vidro que alguns alimentos nos oferecem: salsichas, azeitonas, compotas e disfrute do vidro, directamente do congelador para o micro-ondas. è o que eu faço!
    Bjs e fique por perto!
    E obrigada pelo comentário ;-)

    Solange

    ResponderEliminar
  3. olá, tenho uma dúvida...Faço a sopinha do meu bebê para o almoço e sempre um pouco a mais para a janta. Como posso refrigerá-lo até mais tarde? Deixo esfriar primeiro? tampado ou destampado? ou já guardo quente? e o caldinho de feijão? posso tb refrigerar pra ele consumir na janta? ele tem 6 meses...me ajude...obrigada JULIANA VIEIRA

    ResponderEliminar
  4. duvida: estava usando os potinhos de vidro da sopinha da nestlé para refrigerar sopinhas somente do almoço para a janta, ou seja, por um periodo de 7 horas...mas me disseram que não pode, pois uma vez aberto a tampinha não é aconselhável mais...é verdade? juliana

    ResponderEliminar
  5. Boa Tarde,

    Gostaria de tirar uma dúvida, se eu fizer sopa para 3 dias, é preferível guardar no frigorífico ou congelar? Porque para o dia seguinte, mais vale guardar no frigorífico, mas para o 3º dia, estou indecisa se congelo ou não?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Pode deixar estar no frigorífico até, no máximo, 5 dias. Hermeticamente bem fechada, e de preferência, num recipiente de vidro.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!