Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

BEBÉ - Posso dar bolacha maria...?

O meu pediatra diz que não, mas todas as minhas amigas com filhos de mais de 6 meses põem 1 ou 2 bolachas na papa. Tem interesse ao nível nutricional? Eu se colocasse, ia procurar alguma natural, sem açucar, mas mesmo assim quero uma opinião sua sobre o interesse em fazer isso.(Mamã L., filhota 6 meses)
A partir do momento em que a sua bebé não apresenta sinais de intolerância ao glúten então PODE introduzir a bolacha maria na alimentação da menina, sabendo que ao fazê-lo estará também a introduzir o açúcar mas também a encontrar uma forma de diversificar a toma da fruta e mais tarde do iogurte.
Portanto a questão do SE DEVE, eu acho que a alimentação diversificada é muito importante porque desperta a bebé para novos e variados sabores. Claro está que é preciso ter cuidado, logo desde cedo, com a ingestão excessiva de açucar que pode ser um problema a médio/longo prazo. Mas por outro lado, saiba também que o açúcar, e refiro-me à sacarose, também é importante para o organismo porque actua como tranquilizante, em pequenas doses. Por outro lado, a toma de uma parte de bolacha maria representa também a ingestão de um alimento mais rico em hidrato de carbono saciando por mais tempo.
É importante encontrar um bom equilíbrio, tudo bem controlado, em quantidade e em qualidade.
E lembre-se: não compre bolachas com substituintes do açucar, edulcorantes, que são nefastos para os bebés...por vezes a elaboração de alimentos sem açucar, ovos, etc....implica alguns ajustes tecnológicos com ingredientes ainda mais agressivos para os organismos mais vulneráveis...apenas para se conseguir a mesma estrutura naquele alimento.
Portanto, encontre o equilibrio e proporcione um bocadinho de tudo...lembre-se da importância da integração social " comer um pouco de tudo", anos mais tarde, com os meninos da escola...


Consultora em Alimentação

Leia também:
Plano alimentar 4/6 meses
Plano alimentar 6/8 meses
Plano alimentar 8/12 meses
Plano alimentar 12 meses em diante

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


1 comentário:

  1. Estes posts sao de uma pertinencia incrivel! Obrigada Solange.

    Eu dou bolacha Maria ao meu filho e ele adora.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!