Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A esterilização por fervura é segura?



Gostaria de colocar-lhe uma questão... pois vi numa pesquisa na net e fiquei preocupada ao saber que esterilizando os biberões do meu filho pelo método da fervura, e usando eu os de plástico, posso estar a prejudicar a saúde do meu filho. É ou não seguro ferver os biberões de plástico? O que devo fazer, mudar o método ou os biberões? Qual método que me aconselha? (Mamã I.)

Antes de mais deixe-me descansá-la que os biberões que comprou são de excelente qualidade pelo que não se preocupe com a presença de substâncias químicas (BPA - bisphenol A) que estes possam conter que, se existirem, existem em níveis de segurança tolerados para bebés.


Existe também algum perigo microbiológico, associado ao método de fervura que se for realizado de modo irregular poderá comprometer a correcta esterilidade dos biberões e causar gastroenterites nos bebés recém-nascidos, sobretudo se as condições de preparação e armazenamento de leite, o permitir...
Ao utilizar o método de fervura para esterilizar os biberões do seu filhote deve ter em atenção o seguinte:
- Inicialmente, lavá-los muito bem com água e detergente, removendo completamente vestígios de detergente que existam;
- Encher a panela com água, submergir TOTALMENTE os biberões, garantindo que não existem bolhas de ar no seu interior;
- Levar a panela ao lume, tapar e só quando levantar fervura, reduzir o lume e contar cerca de 10 minutos;
- Deve ferver sempre semi-tapado;
- O material de latex e silicone deve esterilizar apenas nos últimos 3 minutos para que não se danifique. Para isso conte os 7 minutos do material de vidro e plástico, introduza então estes acessórios e depois de retomar nova fervura, reduza e conte mais 3 minutos;
- Desligue o lume e retire os acessórios com a ajuda de uma pinça. Deixe-os secar em cima de um pano seco e limpo, garantindo as melhores condições de higiene na cozinha que não comprometam a esterilização dos acessórios, e biberões.
Assim que todos os apetrechos estiverem arrefecidos deve montar os biberões, tendo cuidado de lavar previamente as mãos. Guarde-os assim fechados até à sua utilização.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
Chupeta: usar ou não usar?
Sistemas de filtração e purificação de água: são realmente eficazes?
ALERTA: Aquecedor de Biberões, usar como?
Esterilização por Fervura;
Esterilização Química;
Esterilização por Micro-ondas;
Esterilização a Vapor.

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!