Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Bebé que dorme mal...o que fazer?

Venho falar-lhe de um problema que me "consome" faz algum tempo já.
Tenho um menino de um aninho, que não dorme sossegado de noite. Costumo dar o banho pelas 22h00, toma o leite e normalmente adormece a tomar o biberon. Costumo po-lo no meu colo na vertical durante algum tempo, tento normalmente que arrote e só depois o deito. O que acontece é que passado pouco tempo, começa a gemer, choraminga e agita-se muito a dormir. Não sei se será dores, pesadelos...so sei que estou a ficar esgotada com esta situação, pois ele não dorme bem e por consequencia eu também não. Que devo fazer na sua opinião para o ajudar a dormir melhor??? (Mamã C., filhote 1 ano)
Tendo em conta que o seu bebé já tem um ano, não me parece que se trate de um problema de indigestão até porque o leite tem na sua composição triptofano que induz o sono e portanto tem sempre acção sedativa antes de ir dormir.
Na minha opinião, parece-me que se trata de alguma tensão que o bebé acumule durante o dia pelo que considero importante que avalie que factores poderão ser alterados...?
Se no fim de semana, quando o bebé está com os pais também denota essa dificuldade em dormir, experimente então alterar a hora do banho e ver a reacção.
Um truque que costuma dar bons resultados é o oleo essencial de alfazema, embebendo uma pequena gaze com algumas gotas e colocar essa "boneca" debaixo do lençol, perto das vias respiratórias do bebé. Deve apenas ter o cuidado de escolher uma boa ervanária para comprar esse produto para não ser uma compra lograda..


Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:
O que diz o Sr. Doutor - As necessidades de sono para cada faixa etária
Ajudar as crianças a dormir
Usar ou não usar a chupeta?
Porque o meu bebe fica tão irrequieto
O bebé não dorme...o que fazer?
ALERTA: Plano alimentar desactualizado?

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. esta é fácil! adormecer o bebé(?), que já tem um ano ao colo!

    ResponderEliminar
  2. Solange e C.,

    Vários fatores devem ser considerados, e o melhor é mesmo procurar um atendimento com um profissional preparado e atento. Na maior parte dos casos, quando estão descartados problemas de saúde como refluxo gastro-esofágico, rinite, obstruções respiratórias, dentre outras, deve ser avaliada a questão comportamental e afetiva da família. Se é filho único, se é sufocado de cuidados, se é um bebê mais autônomo, ou vive cercado de colos, cuidados, se tem o costume de frequentar a cama dos pais, ou se os pais tem o hábito de frequentar sua cama, se dorme de dia, se tem algum sinal de ansiedade ou dependência extrema, se os pais correm a socorrê-lo demasiadamente rápido aos menores sinais de desconforto ou de choro, a assim por diante. Na impossibilidade de se resolver na avaliação clínica, devem ser pensadas patologias do sono... mas geralmente são questões comportamentais...

    Se vc me permite sugerir:
    Dorme nenem - http://pediatraemcasa.blogspot.com/2008/09/dorme-nenem.html

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. BOAS FESTAS com tudo de bom!
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!