Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Bebé dorme mal de noite...porque razão?


Eu tenho um bebé de 4 meses que na hora de ir dormir fica muito irritado e custa muito a adormecer. Normalmente dou-lhe banho por volta das 22h, de seguida ele mama e adormece, mas depois de arrotar mesmo estando com muito sono de mora mais de 1h a voltar a adormecer estando sempre a chorar. quando adormece dorme a noita completa, mas nao sei o que fazer para o acalmar na hora de dormir... Se puder me ajudar eu agradeço... (Mamã S., filhote 4 meses).

Os Bebés durante os primeiros meses de vida e até por volta dos 6 meses, têm alguma dificuldade para acertar os ciclos de sono pelo que os pais devem tentar criar rotinas ao longo do dia de modo a quase religiosamente cumprir os horários do bebé para dormir e comer.
Por outro lado, um bebé com 4 meses dorme ainda muito ao longo do dia, cerca de 12-15 horas, pelo que me parece importante tentar perceber o que poderá estar na origem desta situação.
Inicialmente começaria por recomendar-lhe dar o banho mais cedo, em alguns bebés o banho pode ser uma actividade estimulante que poderá perturbar o cansaço do filhote. Pelo que me conta, essa irritablidade que o filhote apresenta, dá-me a sensação, é puro cansaço, pelo que poderá também experimentar deitar o filhote mais cedo.
Verifique se durante todo o dia o seu bebé tem um ambiente tranquilo pois esse comportamento nocturno poderá ser também um descarregar de tensões.
Estabeleça um ambiente muito enternecedor, dê de mamar tranquilamente e fale com o seu bebé antes de ir dormir. Brincar e dedicar-lhe totalmente 15 minutos antes de adormecer é uma táctica que os pedopsiquiatras recomendam vivamente.
Uma vez que está a amamentar verifique também se a ingestão de chá, café, chocolate, ou outros alimentos estimulantes, não poderão também estar na origem desta inquietação...
Porque se trata de um bebé muito pequeno, não deve ainda recorrer à aromaterapia com plantas aromáticas. Mas pode recorrer à massagem infantil se o problema persistir.


Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:
O que diz o Sr. Doutor - As necessidades de sono para cada faixa etária
Ajudar as crianças a dormir
O meu filho dorme mal
Usar ou não usar a chupeta?
Porque o meu bebe fica tão irrequieto
O bebé não dorme...o que fazer?
ALERTA: Plano alimentar desactualizado?

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!