Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O microondas...bom ou mau?

Sou uma seguidora assidua do seu blogue, e tenho prestado particular atenção aos seus comentários sobre congelação e utilização do microondas. Por achar todas as suas dicas extremamente interessantes e, principalmente por ter vontade de as pôr em prática, coloco apenas uma questão acerca de um mito acerca do microondas: é verdade que utiliza-lo, quer para confeccionar quer para descongelar ou aquecer alimentos, retira propriedades aos alimentos?É que hoje em dia é praticamente impossivel viver sem o microondas, mas enquanto que utiliza-lo para nós, adultos, não me repudia nada, já o mesmo não se passa quando penso em utiliza-lo para o meu bebe, a quem quero sempre dar o melhor!Diga de sua justiça! (Mamã S.)

De facto, sou adepta nº 1 do microondas e conheço bem o seu funcionamento ultra-rápido mas também toda as preocupação de saúde inerentes.
Como sabe sou uma investigadora em matéria de alimentação e até à data não se conseguiu provar a verdadeira influência da radiação micro-ondas sobre os alimentos, o seu consumo, e sobre o utilizador que o acciona. Não quer dizer que não existam inconvenientes na sua utilização, mas de facto, o problema passa por correlacionar efeitos sentidos nas pessoas em estudo unicamente com a utilização deste aparelho.
E sabe porquê? Porque hoje temos uma vida tão condicionada à má alimentação, poluição atmosférica, radiações electromagnéticas dos telemóveis, stress profissional, ansiedade, falta de sono, etc. que é extremamente difícil aos cientistas avaliarem o verdadeiro impacto deste electrodoméstico!
Nessa medida, e em tudo que se aplica á Segurança Alimentar da nossa alimentação, a REGRA DE OURO a seguir e que sempre aconselho é que variem a alimentação, variando:
- Os alimentos que comem e oferecem aos filhos;
- Variem as marcas dos produtos que compram;
- Variem os processos culinários que aplicam na confecção dos seus cozinhados.
A DECO realizou recentemente um estudo em que permitia avaliar o valor nutricional dos alimentos, legumes, cozinhados de formas distintas e constatou que o microondas era imparável, em tempo e como é tão rápido consegue diminuir a perda vitamínica....o que acho ainda fundamental é sempre usar recipientes próprios para este aparelho.
Deixo aqui este instrutivo video, certa que complementará a informação que disponibilizei e espero que possa convencer as mamãs mais renitentes...
Consultora em Alimentação


Fácil, ah? Então explique-me porque ainda não se tornou fã também...deixe o seu comentário!

Leia também:

Microondas: como cozer legumes a vapor?

Receita: Peixe assado no microondas

Posso aquecer leite materno no microondas?

Microondas: Posso utilizar para o Bebé?


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


1 comentário:

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!