Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 13 de junho de 2010

BEBÉ: Como guardar a comida do bebé para congelar?

Tenho uma bebé de 4 meses e em breve vou iniciar as sopas e a fruta e surgiu-me uma dúvida no que diz respeito à congelação. Na sua opinião quais os melhores recipientes para preservar este tipo de alimentos? Os de plástico ou de vidro? Serão os recipientes de plástico mais seguros ou poderão de alguma forma contaminar os alimentos com compostos químicos presentes? Poderão os potes de congelação de leite materno servir para este efeito? (Mamã M., filhota 4 meses) .


Antes de mais, gostaria de dizer-lhe que os potes de plástico que adquiriu, podem ser reutilizados para outro fim, e não apenas para armazenar o leite materno. Além disso são de excelente qualidade, exactamente pelo fim a que se destinam: congelar os alimentos do Bebé.
Hoje em dia, a produção de plásticos já não utiliza, na maioria dos casos, cloro na sua composição pelo que não há perigo de produção de dioxinas no micro-ondas, o que acontece apenas se em paralelo com isso, o alimento a aquecer tiver gordura associada, como é o caso da sopa com carne.
Assim, saiba que pode utilizar estes recipientes para o efeito, mas pode também adquirir outros de plástico de boa qualidade sendo que os de vidro, embora mais caros e frágeis, são de facto a melhor opção para congelar, e aquecer também, qualquer tipo de alimento.
Se pretender aquecer no microondas, deve ter o cuidado de utilizar recipientes próprios para este efeito, por 3 razões:
- Porque existem materiais (louça vidrada, barro, cerâmica, etc) que reflectem as radiações microondas, dentro do aparelho, e desse modo não permitem um aquecimento eficiente do alimento;
- Porque permitem mais para que ocorra um aquecimento desigual e portanto pode comprometer a qualidade final do alimento, já que poderá conter bactérias indesejáveis;
- Contribuem para que o aquecimento demore mais e comprometem assim a qualidade nutricional do alimento, facto especialmente importante se se trata da comida do bebé.
Deve pois salvaguardar, quando comprar plástico ou vidro, se são indicados para congelação e utilização no microondas. Para isso, procure os símbolos que devem estar marcados na embalagem (foto).
Gostaria de acrescentar que, ainda assim, o melhor material para congelar alimentos ou mantê-los refrigerados é o vidro, porque é totalmente inerte, ou seja, não tem reacção com o alimento. Além disso é extremamente prático porque pode usar o mesmo recipiente para todas as tarefas - refrigerar, congelar, descongelar, aquecer, ferver. É, no entanto, um material mais caro e pouco prático para transportar fora de casa. Em qualquer dos casos saiba que mesmo que o recipiente seja o mais adequado, não deve reter durante muitos dias no frigorífico os alimentos destinados ao Bebé para que não percam propriedades.
Assim, resumindo, prefira o vidro mas recorra também ao plástico de qualidade, sendo que o seu tamanho deve ser médio, e nem sempre muito pequenos, para que se ajustem, ao longo do tempo, à quantidade de alimento que a criança consome. Aproveite os frascos de vidro que lhe vão surgindo das suas compras alimentares, como enlatados, e re-utilize-os para congelar sopas e outros alimentos. É claro que o pirex é, de facto, o vidro mais resistente mas, se não o recipiente de vidro não se aplicar a cozinhar a temperaturas muito elevadas (como ir ao forno) então pode utilizar estas embalagens de vidro comum, deliberadamente.
Dica: para congelar alimentos em recipientes de vidro, e tratando-se de alimentos líquidos, deve sempre deixar uma margem de cerca de 2 dedos entre a superfície do alimento e a tampa, caso contrário, depois de congelado, o conteúdo expande-se e o vidro poderá partir.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Leia também:

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email



Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

1 comentário:

  1. Olá!

    Você pode ajudar o Brasil a continuar livre da poliomielite! Ajude a divulgar informações aos papais e mamães, para que eles não se esqueçam de levar seus filhos menores de cinco anos para tomar a segunda dose contra a paralisia infantil, no próximo dia 14. Essa simples atitude faz com que as crianças do nosso país estejam protegidas de uma grave doença.

    Caso tenha interesse em ajudar a divulgar a Campanha Nacional de Vacinação Infantil, e para obter mais informações ou materiais da campanha - como o filme e banners -, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado por sua colaboração!
    Ministério da Saúde

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!