Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Alergia à PLV...o que fazer?

Queria tirar uma grande duvida..tenho um filho que quando nasceu ingeriu leite nan no seu primeiro dia de vida, devido o hospital mandou meu esposo comprar pq eu não tinha leite..mas tinha leite sim, tanto que depois que cheguei do hospital em casa ele mamou. ... dai por dante começou os problemas ele inchou os olhos de uma forma que só abriu com 7 dias de vida...então ele ficou só mamando eu não dei leite a ele...
Eu parei de tomar leite pra ele mamar..e foi detectado que ele tem o nível de IgE alterado, então hoje ele tem 3 anos ainda tem problema so toma soja e só come fruta..
Queria saber tem possibilidade dele se curar, porque eu não dou nada de leite mas está dificil eu ao sei comidas diferentes de soja ...Será que ele ficará bom, que posso fazer tem algum exame ou algum tratamento..ele nao toma nada de remedio a não ser celestamine quando ele reage mal...que posso fazer pra ajudar meu filho..obrigada (Mamã M., filhote 3 anos)

Por aquilo que me conta, o seu bebé é alergíco à proteína de leite de vaca e parece-me que se trata de uma situação muito grave que exige de si total preocupação na análise dos rótulos dos alimentos.
Pode ser que a partir dos 4 anos, como geralmente acontece, estes casos de alergias tendem a diminuir a sua acção mas também há casos em que permanecem para toda a vida. Recomendo que seja acompanhada devidamente por um alergologista ou eventualmente um nutricionista infantil.
Importante mesmo é impedir a ingestão de leite de vaca ou qualquer alimento processado que o contenha na sua composição, ainda que em quantidades muito pequenas (ex. salsichas que têm soro de leite como coadjuvante tecnológico). Aconselho a que faça uma alimentação o menos processada possível e alterne os alimentos de soja por alimentos de leite de cabra. Não deve abusar da soja que por conter fitoesterois não são benéficos quando ingeridos muito frequentemente.
Pode dar peixe, carne, ovo, batatas, arroz, puré (com leite cabra), sopa, massa, no geral só deve evitar os alimentos mais processados o que acaba por ser uma grande vantagem, se conseguir educar a criança nesse sentido e, claro está, escolher bem os alimentos que compra e confeciona.
Infelizmente, não posso ajudá-la mais. É fundamental que colabore o máximo possível com o seu filhote, mesmo psicologicamente, até porque poderá resultar em problemas de integração social mais tarde, se a alergia persistir.
Lembre-se também que, nestes casos, é preciso recorrer a outras estratégias alimentares para suprimir carências em calcio, que possam surgir. Por isso é muito importante que recorra a outras fontes deste importante mineral como os legumes de folha verde escura.
Veja no Blog, na etiqueta "receitas" para bebés da faixa etária do seu filhote. Se a receita levar leite experimente substituir por leite de cabra ou de soja e fique atenta...

Consultora em Alimentação


Leia também estes artigos:
O teor de cálcio nos leites vegetais

Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


1 comentário:

  1. Olá Solange, minha monografia de pós-graduação foi a respeito da alergia a lactose, fui educadora de maternalI muitos anos e esta alergia é muito comum nesta faixa etária e tras grandes desconfortos... muito legal responder a pergunta, bjs

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!