Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 17 de janeiro de 2009

BEBÉ: Posso dar fruta com casca?

Meu filhote de 5 meses começa a partir de terça dia 13 a ficar sem a mamã. Nesse dia acaba a tão maravilhosa licença de maternidade, ficará numa ama e eu gostaria muito que ele mantivesse a alimentação que tenho lhe dado em casa, habituei-o a comer maçã e pêra trituradas com casca. Porém, como a ama tem mais crianças é um bocado complicado ela lhe preparar assim a fruta. Será que se eu preparar a fruta com 1 hora de antecedência esta perderá muitas propriedades? Não sou nada a favor dos potinhos de fruta, só de pensar nos conservantes que aquilo leva até me arrepia. Tenho uma filhota de 9 anos e nunca lhe dei potinhos, gostaria que com o irmão fosse igual! (Mamã L., filhote 5 meses)
Respondendo à sua questão, de facto não deve preparar a fruta com antecedência...nem 10 minutos antes porque a poderosa vitamina C se perde rapidamente por exposição à luz e ao ar, contribuindo para que a fruta fique escura e perca sabor também. Assim, sugiro-lhe que leve a fruta inteira, madurinha e peça à ama para lha dar na hora.
Em alternativa, pode mandar a fruta, em versão cozida, que aguenta muito bem, e pode preparar rapidamente em 3 minutos no micro-ondas. E pode congelar também várias doses individuais que a ajudarão durante a semana. Mas lembre-se: importante alternar, para impedir que o filhote perca a apetência pela fruta crua, muito importante para o seu sistema imunitário e regularizar o tracto intestinal. Gostaria ainda de lhe lembrar que deve só dar fruta com casca se tem garantias da sua proveniência - produção integrada ou biológica. Caso contrário, a produção convencional utiliza muitos pesticidas que ficam retidos principalmente na casca dos frutos, acumulando-se no figado, ao longo dos anos. E pode despoletar alergias ou intolerâncias e provocar facilmente umas diarreias sem causa aparente.

Consultora em Alimentação

Leia também:

Como estimular o Bebé a comer fruta crua?
Fruta crua ou cozida?
Dar boiões ao Bebé: sim ou não?
Leite com fruta: sim, não, talvez?
Fruta antes ou depois da refeição?
Alimentação Júnior: A fruta na merenda escolar
Batidos de Fruta para todos!


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!