Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

PERGUNTA BEBÉ: Triturar ou passar a fruta..?

Gostaria de saber se existe uma perda nutricional (fibras por exemplo) quando trituramos uma fruta qualquer em vez de apenas rasparmos (pêra, maçã, etc) ou amassarmos (banana, papaia). Pois quando raspo a pêra ou a maçã parece que o sabor não fica tão acentuado e o meu filho aprecia mais quando trituro com a varinha magica (Mamã M., filhote 7 meses)

De facto a trituração eléctrica elimina, em parte, o valor nutricional da fruta, ao reduzir o poder da fibra que possui bem como o teor em vitamina C, pois fragmentando o alimento em pedaços muito mais pequenos esta sensível vitamina degrada-se mais depressa, por exposição ao ar.
No entanto, a fruta amassada não é tão acolhida pelos pequenotes pois existem algumas quase impercepções fibrosas que não lhes agradam porque a textura não é homogénea...
Portanto, aqui fica uma das situações criticas da alimentação dos bebés, em que o ideal não é adequado porque acima de tudo pretende-se que a criança desenvolva a apetência pela fruta crua...mas se apresenta constantes casos de obstipação, e se aceitar, então, a fruta amassada/migada é a melhor solução.

Consultora em Alimentação


Leia também:
Como estimular o Bebé a comer fruta crua?
Fruta crua ou cozida?
Dar boiões ao Bebé: sim ou não?

Leite com fruta: sim, não, talvez?

Fruta antes ou depois da refeição?
Alimentação Júnior: A fruta na merenda escolar
Batidos de Fruta para todos!


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

1 comentário:

  1. Olá!

    Venho convidar-te a visitar o irmão mais pequeno d'"A cegonha cor-de-rosa", em www.temasdepsicologiainfantil.blogspot.com
    Trata-se de um novo cantinho onde abordarei temas relacionados com a gravidez e parentalidade.
    Espero que gostes e, claro, o teu feedback será sempre muito bem-vindo!
    Beijinhos,

    Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!