Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Alimentação na gravidez...

Estou grávida de 26 semanas e gostava de saber se me pode dar umas dicas em relação á alimentação a seguir , é que já engordei 6kg mas também estou em casa de repouso. A minha obstetra “ralha “ sempre que me peso mas também nunca foi capaz de me dar uma orientação alimentar.
Então o meu regime baseia-se no seguinte :
8:30 - Leite magro com “all bran” (porque tenho obstipação)
10:30 – 1/2 pão integral torrado com manteiga magra e chá ou com um iogurte liquido magro
12:00 - Uma maça com 2 bolachas “Maria “ ou água e sal
13:15 - Almoço : Peixe cozido com 1 batata e cenouras
Carne porco , frango ou peru grelhado mas também estufado
Ou seja eu como quase de tudo mas em pequenas quantidades e não como molhos ,nem enchidos nem fritos e evito gorduras e acompanho sempre com couve cozida , cenouras cozidas ou ralada , salada de alface, bróculos ou couve flor cozida. E como também esparguete , batata , arroz sempre em poucas quantidades.
Sobremesas : Gelatina ou fruta (maça, pêra, laranja ou kiwi);
16:00 - ½ pão integral com fatia de queijo magro ou fiambre ou marmelada sem açúcar com 1 copo de leite magro com 1/2 colher de chocolate
18:00 - 1 Iogurte magro com 2/3 bolachas ou maça ou pêra ou 1 fatia de abacaxi
20:00 - Sopa (como sempre sopa á noite) sem pão e fruta (das que mencionei em cima)
22:00 - 1 copo de leite com 3 bolachas

Evito ao máximo os doces mas ás vezes não resisto pois sinto necessidade.
Estou a tomar ferro e magnésio. E tento beber 1 l de água por dia entre as refeições
Nunca como pão ás refeições.
Gostava muito que me ajudasse.

Estive a analisar o seu plano alimentar e parece-me bem, está a ter um cuidado muito importante com a ingestão de cálcio mas saiba que não deve ingerir em demasia quando estiver a amamentar, pois provoca mais cólicas. Alterne com a ingestão de legumes verde escuros, na sopa, por exemplo.
Lembre-se também que o seu corpo está a gerar um novo ser e precisa mesmo de ingestão adicional de energia, que pode retirar dos hidratos de carbono (arroz, batata, massas, pão) e das gorduras (prefira o azeite e crú).
Deve realmente fazer várias refeições ao dia, e comer em pouca quantidade. Recomendo que coma sempre sopa às refeições principais e não apenas ao jantar. Será também importante que faça uma refeição ligeira ao jantar, semelhante à do almoço. Deve restringir também os molhos que acompanham os legumes e saladas. E evitar alimentos ricos em sal.
Acho também importante referir que eu pessoalmente não recomendo os iogurtes magros, principalmente para crianças e grávidas. Existem dúvidas, em termos de segurança alimentar, relativos aos adoçantes adicionados, nomeadamente o aspartame e seus sucedâneos. Assim, acho que deve preferir uma variedade normal, das marcas com menos açucar (sacarose).
Diz realmente que têm necessidade de açucar, o que poderá demonstrar que o seu organismo está um pouco insaciado, quer pela falta de energia quer pela alimentação insípida e monotona. A ingestão regrada de açúcar deve ser preferencialmente feita A SEGUIR às refeições principais, onde a absorção é menor. Se foi detectado diabetes gestacional deve seguir as orientações do médico assistente.
Será também muito importante que se exercite, até para facilitar o parto depois. Aproveite os dias em casa para ir à natação (que ajuda tanto a coluna) e inscreva-se num curso de preparação para o parto, fundamental para estar pronta para o grande dia.
Deve beber bastante água, mas evitar fazê-lo durante as refeições, como referiu.
É muito importante adquirir estes hábitos alimentares saudáveis para poder mantê-los no período de amamentação e pós-parto.


Leia também estes artigos:

Mitos na alimentação da mãe que amamenta
Receita da Grávida: Linguado com Fruta
Truque para Bebés recém-nascidos ajustarem o sono

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!