Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

O lanche para a Creche...

No próximo ano lectivo vou ter de tomar a decisão sobre se o meu filho (na altura com 3 anos) comerá o almoço fornecido pela escola ou se o levará de casa num termo. Entre as questões do ser mais económico e de maior confiança levar de casa ou do ter uma alimentação mais diversificada se comer a comida da escola, põe-se outra pergunta: a qualidade nutritiva da comida feita em casa mantem-se mesmo estando várias horas no termo antes de ser consumida? (Mamã S., filhote 2 anos).

Salvo se o seu filhote tem algum tipo de intolerância alimentar, eu não recomendo que leve as refeições para a escola. Por duas razões:
1 - Porque de facto compromete a segurança alimentar dos alimentos que transportará. Demasiado tempo em temperatura moderada, resulta na proliferação bacteriana mas também na redução do teor nutricional.
2 - Tão importante como o aspecto anterior, são as questões psico-sociais que resultarão desse acto, podendo levar até a casos do o filhote ter dificuldades de integração social ou comportamental com os seus colegas.
Acho sim, muito importante, a mamã informar-se devidamente, e diariamente, com a Educadora, sobre a alimentação que o filhote faz durante o dia e estar atenta a sinais do organismo: borbulhas, sede excessiva, diarreia, etc. Mas se a situação se constata ser normal, quer por parte do filhote, quer por parte da escola, então deve deixar o seu filho seguir uma alimentação igual à das outras crianças, promovendo sempre hábitos alimentares saudáveis na escola e em casa.
Lembre-se: o exemplo vem sempre da educação alimentar que lhe proporciona no contexto familiar!


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!