Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Sopa ao jantar...e se o Bebé recusar?

Tenho um bebe de 6 meses e meio que se recusa a comer a sopa à noite em casa. Come e gosta da sopa no infantário mas`em casa nem pensar. Já experimentei de tudo: mudei de colheres, de prato, levei a sopa do infantário para casa, o pai já tentou e a minha mãe também. Recusa-se a comer! Come às 15h a papa no Infantário e às 19h tento dar-lhe a sopa e a fruta e ele fecha mesmo a boca. Esta recusa dura até às 22h/23h. Já não sei o que experimentar mais. O que poderá ser? (Mamã C., filhote 6 meses)
Por aquilo que me conta, parece que se trata de uma birra alimentar ou talvez não...se pensarmos que infelizmente, em grande parte dos infantários, introduzem muito precocemente o sal na sopa dado este alimento ser para diferentes faixas etárias. Este acto torna a sopa mais apetitosa e pode estar na origem deste problema.
Outra questão a ponderar é a disposição do bebé...será que dorme bem durante o dia ou já estará cansado à noite e sem paciência para comer a sopa, alimento sempre com alguns problemas de adeptos...?

Penso que poderá recorrer a 3 estratégias:
1 - Tentar dar a sopa um pouquinho mais tarde;
2 - Fazer a sopa com batata-doce alternando com batata convencional. Pode também juntar pêra ou maçã na sopa e deixar cozer. Fica mais adocicada e ao gosto dos bebés. Experimente uma textura mais grossinha.
3 - Começar com a fruta e dar a sopa a seguir.

E nunca juntar sal nem ceder a birras! Ignorar, se conseguir. Acrescente também alguma brincadeira ao momento da refeição.
Mas na hora que o filhote comer tudo faça uma grande festa e mostre-lhe como ficou contente.


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. Olá !
    É só para deixar o meu testemunho, tenho uma bébé com 10 meses a cerca de um mês deixou de querer sopa ao jantar, se bem q ela nunca gostou muito de sopa, mas nem a fruta que adora comia, eu dava-lhe a sopa por volta das 19h00-19h30, mas ela rejeitava, se eu conseguia que ela comesse uma colheres com mt distração e brincadeira, ela puxava o vómito, e no entanto ao almoço comia bem...
    Comecei a dar a sopa cada vez mais tarde ela lancha no infantário p/ voldas das 15h/15.30, e ontem comeu a sopa ás 21 horas !
    Não comeu tudo, mas comeu, e não vomitou !
    A minha conclusão é que ela não tem fome ás 19h mas sim mais tarde.
    Mesmo qd ela vomitava tentava não dar mt importancia, nem stressar, pq eu acho q eles leêm a nossa cara....
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá !
    É só para deixar o meu testemunho, tenho uma bébé com 10 meses a cerca de um mês deixou de querer sopa ao jantar, se bem q ela nunca gostou muito de sopa, mas nem a fruta que adora comia, eu dava-lhe a sopa por volta das 19h00-19h30, mas ela rejeitava, se eu conseguia que ela comesse uma colheres com mt distração e brincadeira, ela puxava o vómito, e no entanto ao almoço comia bem...
    Comecei a dar a sopa cada vez mais tarde ela lancha no infantário p/ voldas das 15h/15.30, e ontem comeu a sopa ás 21 horas !
    Não comeu tudo, mas comeu, e não vomitou !
    A minha conclusão é que ela não tem fome ás 19h mas sim mais tarde.
    Mesmo qd ela vomitava tentava não dar mt importancia, nem stressar, pq eu acho q eles leêm a nossa cara....
    Bjs

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!