Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 1 de Março de 2009

ALERTA: Leite de soja para o Bebé...

O meu menino, de 11 meses, só bebe do meu leite. Sabem quando pode começar a beber leite de soja? Só para alguma eventualidade....Há pediatras que aconselham, outros não...Tenho ouvido falar dos problemas de intolerância/alergia ao leite e depois dos 12 meses, quando introduzir, estava a pensar iniciar logo com o de soja (Mamã S., filhote 11 meses).


É preciso analisar este assunto por partes:

Criança sem alergias
1º Até aos 12 meses o bebé só poderá beber leite da mamã ou de fórmula. Mais nenhum. Este leite de fórmula deverá ser prescrito unicamente pelo médico assistente do bebé;

2º A partir dos 12 meses existem 3 situações:
- Poderá beber leite de vaca.
- Idealmente é que mantenha leite de formula até aos 3 anos, se assim o pediatra conselhar;
- Poderá beber leite de soja.
Criança com alergia à Proteina do leite de vaca ou intolerância à lactose
- após ser detectada, e terminada a amamentação, deve beber leite de formula adequado para estes tipos de intolerâncias pelo menos até aos 12 meses;
- após os 12 meses, pode beber leite de soja.
- Ideal é que permaneça com leite HA até aos 3 anos.
De facto, é conhecido já pela comunidade científica que o leite de soja, pelo facto de possuir fitoesteróis (efeito muito benéfico em mulheres, na menopausa, para regular níveis hormonais), no caso do consumo REGULAR em crianças, é contra-indicado. Existem já estudos que confirmam que a soja, SE INGERIDA DIARIAMENTE, é maléfica para as crianças porque influencia o seu sistema hormonal em desenvolvimento levando, eventualmente, a situações como menor taxa de crescimento.
O problema é encontrar a solução para o caso das crianças alérgias...aquilo que eu posso dizer é o seguinte:

1º - Os leites de soja, infelizmente, não dizem no rótulo que NÃO DEVEM SER CONSUMIDOS REGULARMENTE por crianças, nem diz ADEQUADOS PARA CONSUMO INFANTIL...assim o problema é do consumidor...percebem? Mas as empresas de leite já sabem deste problema e aquilo que estão a fazer é criar leites alternativos, nomeadamente os leites sem lactose (ex. Mimosa), leite de cabra mais agradáveis...ou seja, as opções estão à venda mas a mamã acaba sempre por ser encaminhada, por moda, por amiga ou ATÉ mesmo pelo pediatra, para os leites de soja...

Digo-vos...isto não é fácil...a Segurança Alimentar evolui cada dia...aquilo que escrevo hoje, amanhã terei que argumentar de outro modo, face ao desenvolvimento científico acelerado que cada dia nos dá um parecer diferente.
Por isso, a ÚNICA REGRA A SEGUIR, na alimentação, é VARIAR, VARIAR, VARIAR, combinado?

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:

Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


35 comentários:

  1. olá
    Antes de mais deixe-me dizer que gostei bastante do seu blog, bastante elucidativo e útil. Parabéns.
    Quanto a este assunto, a minha filha agora com 13 meses, também tem de beber leite de soja porque não tolera a lactose. Atá aqui, desde muito cedo, bolçava bastante. O irmão é asmático e a pediatra achou por bem ela fazer análises e ver se o mesmo se passaria com ela. Aí viusse a sua intolerância à lactose, motivo pelo qual muitas vezes o leite "lhe vinha" à boca completamente azedo e que lhe estaria a provocar problemas respiratórios. Desta forma a pediatra encaminhou-me para o leite de soja. Este problema também se conseguiria contornar? Ela disse que a intolerância da minha filha acabaria por passar, mas que era o mais adequado neste momento. Qual a sua opinião?
    Obrigada
    Sónia Patrício

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia
    Obrigada pelo seu comentário.
    O leite de soja não é indicado para o consumo infantil, realizado de forma contínua. Nos casos de intolerância à lactose e APV, esta recomendação torna-se pouco exequível. Mas deve ser contornada.
    Sendo a sua bebé intolerante, penso que deve fazer o seguinte:
    - Dar leite O% lactose (Ex. Mimosa). Faça o teste dando inicialmente uma pequena quantidade à filhota;
    - Pode e deve dar iogurtes. Não têm lactose;
    - Pode, de vez em quando, dar leite de soja.
    Importante ter em consideração que podem dar leite de soja aos bebés, mas esse consumo não deve ser diário mas sim, alternado.
    Espero ter ajudado.
    bjs
    Solange

    ResponderEliminar
  3. Olá!!!!
    Também achei bem interressante seu blog, contribui muito para nossas dúvidas de mãe.
    Meu bebê esta com 4 meses e descobri que ele tem alergia a proteina do leite, no começo fiquei desesperada sem saber o que fazer, como estou amamentando comecei a fazer uma dieta rigorosa e a diarréia parou.
    Gostaria de saber qual a sua opinião com relação até quando devo amamentar?????
    Até porque pensava em introduzir o leite de soja, mas ao ler sua matéria do blog mudei de opinião.
    O problema é com relação ao meu trabalho pretendo voltar a trabalhar, mas tenho medo de começar com um leite que não venha fazer bem ao Gabriel.

    Obrigada
    Thais Pelanda

    ResponderEliminar
  4. Olá Sónia e Thais!
    Antes de mais, agradeço os comentários que deixaram e peço desculpa pela resposta tardia. Culpa do blogger que só me avisa dias depois, que colocaram comentários :-(( Mil desculpas. Penso que será por causa do conteúdo do Blog estar a ficar muito preenchido...
    Respondendo às questões:
    Sónia: sendo a filhota intolerante pode dar leite 0% lactose ou na melhor das hipoteses, manter o leite de formula para a etapa >12 meses. O leite de soja deve ser dado de forma não contínua.
    E saiba que pode dar iogurtes.
    Thais: temos algo em comum :-) o meu filhote tb é Gabriel :-)
    No seu caso, e tendo em conta a idade precoce, aconselho que privilegie AO MÁXIMO a amamentação. Se a criança é alérgica então apresentará maior susceptibilidade na hora de introduzir alimentos novos, aos quais já tem vindo a ser exposto pelo seu leite.
    Adie a introdução da alimentação o mais possível para que seja melhor sucedida. E se precisar de substituir por outro leite, deverá ser sempre por uma variedade HA, recomendada pelo pediatra que acompanha o filhote.
    Espero ter ajudado...as duas!
    bjs e fiquem por perto
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  5. Hola!!

    Estou aqui pesquisando opiniões sobre o leite de soja já que sempre ouvimos "sim" e "não" em relação ao tema. Meu bebê tem 2 anos e dois meses e esta começando o processo do desmame o qual confeço que faço sem pressa mas ele já mama bem menos como muito duas vzs ao dia. Ele se alimenta bem e agora começei a dar o "suco de soja" esse de marca bem conhecida o qual toma pelo menos 300ml todos os dias. Minha preocupação é acarretar algo futuramente pela questão dos hormônios como me falaram que tem bastante concentração e tbm por n sabermos se essa "soja" esta ou não modificada trangenicamente.
    Vivo na Argentina e aqui infelizmente não há tanta variedade dos sucos industrializados e muito menos de fruta...

    Grata
    Danii Gomes

    ResponderEliminar
  6. Olá Daniela
    Agradeço o seu comentário!
    De facto, o consumo diário de soja, pelas isoflavonas que contém, pode alterar os níveis hormonais da criança, nada desejado, nesta altura tão importante de crescimento mais acelerado, na sua vida.
    Acho que seria importante introduzir os alimentos com soja de uma forma descontinuada na sua dieta. E se não houver historial de alergia ou intolerância, porque não dar o leite de vaca? Desconheço as recomendações na Argentina, mas penso que em matéria de alimentação, tudo passa por encontrar o equilibrio...
    Espero ter ajudado.
    fique por perto!
    babySol

    ResponderEliminar
  7. Gracias Solange pela antenção e pela dica sobre o leite..estava meio na duvida e agora vou dar uma meneirada e aproveitar já que ele "todavia" não recusa nada, rs

    ResponderEliminar
  8. tropecei neste blog quando fazia uma pesquisa sobre marisco para crianças e não mais parei de ler, a informação aqui contida é exelente para nós pais. em relação a este tema do leite de soja fiquei bastante alarmada pois o meu filho de 19 meses desde os 12 que bebe leite de soja da alpro infantil por indicação da pediatra pois é alergico á protaína da vaca, desde os 4 meses que fez formulas á base de soja conjuntamente com o leite materno. hoje verifico que tem peso e tamanho abaixo da media(percentil 25), ja questionei varias vezes a pediatra q me diz para n me preocupar, a minha questão é a seguinte que leite lhe dou? posso dar-lhe leite de arroz e aveia e ir alternando com o de soja? e estes 2 tipos de leite terão a mesma adição de cálcio, vitamina d e outras q possui o leite de soja?
    agradecia imenso que me mostra-se a luz ao fundo do tunel pq neste momento estou em pânico... já agora e os iogurtes de soja tb tm o mesmo efeito?

    ResponderEliminar
  9. Olá Liliana
    Agradeço muito as suas palavras de reconhecimento e espero que seja mais uma seguidora BabySol.
    Tratando-se de leites vegetais, o teor de cálcio é feito artificialmente o que, pelo facto de não fazer parte da matriz do alimento (soja, aveia, arroz) não é tão bem absorvido como no excelente caso do leite de vaca.
    Assim, tendo em conta a alergia, e a rotação que deve realizar com todo o consumo de soja (leite, iogurtes, etc) pode muito bem alternar com leite de amêndoa (tem + cálcio), de arroz e de aveia. Saiba tb que os legumes verde escuros, em especial os bróculos são muito ricos em cálcio pelo que ajudam também no aporte diário deste mineral, tão importante nas idades mais precoces.
    Espero ter ajudado.
    Bjs e fique por perto!
    Solange

    ResponderEliminar
  10. olá Solange
    Obrigada por me ter respondido tão prontamente, procurei os leites de que me fala, no entanto o de amendoa não encontrei em lado algum e os de aveia e arroz que encontrei na sua composição não possuem adição de cálcio, seria possível referenciar-me marcas e locais onde os possa adiquirir.
    grata pela ajuda

    ResponderEliminar
  11. Olá Liliana
    Eu não sei de que zona do país é mas no Porto, encontra:nos Hipermercados Continente, na zona de produtos biológicos e naturais, ou em lojas de produtos naturais. Eu conheço uma Loja onde dei um workshop, no Gotas d'Orvalho/Porto, que também tem e são mais baratos :)
    As marcas que conheço são as seguintes:

    Bebida de Aveia Biológica com Cálcio - Oatly A+
    Bebida de Arroz Biológico com Cálcio - Isola Bio

    Espero ter ajudado.
    Bjs e até breve,
    Solange

    ResponderEliminar
  12. Marcia Sipavicius Seide19 de Agosto de 2009 às 21:46

    Parabéns pelo sítio, adorei!Parece que em tudo na vida acaba surgindo uma exceção,minha filha de 2 anos e 3 meses tem problemas de crescimento e não aceita outro leite que não seja de soja, que consome desde 1ano e 3 meses. Nos últimos 6 meses seu crescimento e ganho de peso têm aumentado, pode ser que não precise tomar hormônios se a tendência persistir. Isto coincidiu com sua aceitação de alimentos mais diversificados e diminuição do consum0 do leite. O caso dela seria mesmo uma exceção à regra?

    ResponderEliminar
  13. Olá Márcia,
    De facto, eu não concordo com seu ponto de vista...
    A verdade é que nesta fase de crescimento acelerado é bem possível que o desiquilibrio hormonal não seja significativo, eventualmente "camuflado" por factores de ordem genética e/ou ambiental também que estejam a promover o crescimento da sua menina.
    Acho que deveria aconselhar-se com o pediatra sobre este assunto.
    Obrigada pelo seu comentário e fique por perto!
    Solange

    ResponderEliminar
  14. Minha filha tem 2 anos e 7 meses e teve refluxo e alergia a lactose até os 9 meses, então fiquei com medo de continuar a dar o leite de vaca a ela.A + ou - uns 4 meses para cá comecei a oferecer a ela o suco (Ades) e ela aceitou bem, mais pesquisando na net fiquei um pouco assustada com o assunto leite de soja.Obs:ela se alimenta bem com todos os legumes, frutas e cereais.

    ResponderEliminar
  15. Boa Tarde

    meu filho tem hoje 1 ano desde 4º mês descobrimos alergia tanto a alimentos quanto ao leite de vaca e de soja tomou então neocate, com 11meses rejeitou totalmente esse alimento cerca de 1 semana esta com soja por enquanto sem alergia, faz uso 3x ao dia da soja somente toma batido com fruta (maracuja ou goiaba)essa foi a forma que encontrei de dar leite para ele sendo que so quer no copo, hoje já come alguns alimentos e está na lista de alimentos de media alergia.
    Apos ver esses relatos de soja confesso que estou preocupada o que fazer.
    Já enriqueci sua alimentação em ferro agora a vitamina d esta complicado pois os alimentos que contem maior concentração ele é restrito.
    Me ajude no que poder.
    Ele nasceu com 47cm e 3250kg, hoje com 1 ano está com 73cm e 10kg acredito não ter perdido com o alimento anterior o que me preocupa e agora a soja


    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  16. Olá Beta e Vanessa!
    Obrigada pelos vossos comentários!
    Relativamente às vossas dúvidas, informo:
    Os leites de soja, e outros derivados onde exista este ingrediente, se consumidos diariamente podem atingir uma concentração no sangue que adultera o bom funcionamento hormonal das crianças, o que é particularmente sério na fase de desenvolvimento em que se encontram. Assim, é de toda a importãncia que variem as dietas alimentares dos filhotes, garantindo o consumo de outros leites vegetais, como o de aveia, arroz ou amêndoa, este último naturalmente rico em calcio.
    Sugiro que a BETA ofereça, por vezes, leite de vaca, onde o benefico teor de vitamina B12 ajudará a absorção do ferro, importante para fortalecer o sistema imunitário infantil.
    No caso da Vanessa existe um cuidado maior na dieta do bebé pois sua criança apresenta uma susceptibilidade alimentar muito alta. Para um apoio mais directo, aconselho que nos contacte directamente por email para avaliarmos como poderíamos apoiar mais a dieta de sua criança alergica.
    Espero ter ajudado.
    bjs e fiquem por perto!
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  17. Oi Solange, adorei seu site, serei sua seguidora ... Meu nome é Denise, sou mãe de de dois meninos, que estão com 1 ano de 10 meses. Descobrimos há 3 dias que são alergicos ao leite de vaca e a soja. Começaram a tomar o leite Neocate, mas não estão aceitando. Você tem alguma sugestão do que eu poderia colocar no leite para retirar o gosto ruim que ele possui (já tentei frutas). Em relação ao leite de aveia e arroz, eles são mais saborosos?
    Muito obrigada
    Denise

    ResponderEliminar
  18. Olá Denise,
    Obrigada por suas palavras!
    De facto o mau sabor do leite tem a ver com o facto de ter que ser hidrolisado (quebra das proteinas) para impedir episodios alergicos.
    Acho, de facto, que a nível sensorial, os leites vegetais são uma opção mais atractiva e que poderá complementar com o consumo descontinuo do leite de soja.
    De facto, não encontro uma opçõa para tornar o leite HA mais atractivo, se a fruta não funciona. Mas vá variando, sobretudo com fruta menos ácida como banana ou pêra.
    Espero ter ajudado.
    Fique por perto!
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  19. Boa Tarde Solange!!! Adorei seu blog.
    Tenho uma sobrinha com 1 ano e ela tem alergia a lactose, a medica receitou o leite de soja, mais ela não gosta por causa do cheiro que é muito forte de ferro ai da ansia nela, quando compramos o soymilk de morango ela toma, como minha irmã não está trabalhando e não da pra ficar comprando esse leite, e ela ganhou leite de soja em pó sem sabor, gostaria de saber se temos como colocar algum aroma ou essencia de morango pra ela tomar que não tenha leite??? Você poderia me ajudar? Desde já agradeço beijus.

    ResponderEliminar
  20. Boa Tarde Solange!!! Adorei seu Blog.
    Tenho uma sobrinha com 1 ano e ela tem alergia a lactose, a medica receitou o leite de soja, mais ela não gosta por causa do cheiro que é muito forte de ferro ai da ansia nela, quando compramos o soymilk de morango ela toma, como minha irmã não está trabalhando e não da pra ficar comprando esse leite, e ela ganhou leite de soja em pó sem sabor, gostaria de saber se você sabe se tem algo que coloque como aroma ou essencia de morango no leite em pó de soja pra ela tomar que não tenha leite??? Desde já agradeço . Obrigada.

    ResponderEliminar
  21. Olá Solange, gostei mto dos esclarecimentos que vc posta em seu blog, tenho uma netinha de um ano, ela está abaixo do peso e altura, o medico disse que pode ser o leite-vaca que ela toma que não está sendo devidamente absorvido pelo organismo dela, estou querendo saber se posso dar leite de soja ou outro, vc poderia me da uma sugestão.

    obrigada.
    bjs.

    ResponderEliminar
  22. Ola, estudo Nutrição na ETE TRAJANO CAMARGO -LIMEIRA SP estou etnatndo desenvolver produtos sem lactose, que é o tema do nosso trabalho de conclusão de curso, mas a nossa grande dificuldade está em retirar o forte sabor que fica no leite de soja quando se extrai, você tem alguma dic para nos dar?

    ResponderEliminar
  23. ola solangel,eu tenho muitas duvidas tenho dois filhos um com 4 anos e outro com ano e meio mas estive a ver num articulo que a leite de vaca nao é tao boa quanto a descrevem e até que faz muito mal minha pergunta é a seguinte é mesmo certo tudo o que realmente se disse eu queria mudar y dar-lhes outro tipo de leite oas meus filhos como a de soja,eles nao sao alergicos mas agora ja nao sei o que é de lhe dar, que me aconselha????????.

    ResponderEliminar
  24. Olá Solange, vou repetir o que já foi dito muitas vezes, mas penso que não é demais - obrigada pelo seu Blog, está muito bom e ajuda muito a nós mâes recentes e com muitas muitas dúvidas! Foi pena não o ter visto mais cedo!!
    A minha questão é a seguinte, tenho uma bébe (linda!!) de 13 meses, que mamou até cerca dos 9 meses. Depois disso dei-lhe o leite que o médico indicou, mas ela fez alergia. Ficou com borbulhinhas pelo corpo todo! O médico então disse para lhe dar um HA. Assim fiz e correu tudo bem. Aos 12 meses, o médico disse para passar as dar o de crescimento nº 3. Experimentei e ela fez alergia na mesma. Então experimentei o leite de soja e realmente não fez a alergia que tinha feito antes. Mas agora, que lhe dou só leite de soja e faço as papas tb com esse leite, estão a aparecer uma borbulhas muito pequenas no corpo todo com excepção das pernas. Depois de ter lido o que diz no seu blog, fiquei preocupada, será que estou a abusar no leite de soja e é por isso que ela tem as borbulhas? Se me pudesse ajudar era óptimo, pq eu não sei que fazer....
    Obrigada,

    Ester Santos

    ResponderEliminar
  25. Oi Ester!
    Obrigada por suas palavras de recohecimento.
    O comportamento de crianças com tendencia a alergias apresenta-se muito sensivel e com caracteristicas por vezes muito subtis.
    Neste caso, quase nunca me pronuncio porque o risco e muito elevado so o medico assistente pode dar uma opiniao sobre este assunto e tendo em conta o historial clinico da menina.
    Desculpe nao poder ajudar mais.
    bjs e fique por perto.

    Solange Burri

    ResponderEliminar
  26. ola meu filho sem pre teve refluxo, desde q nasceu mamou no peito ate 4 meses depois mudei para o leite nan até 1 ano ele sempre teve entistino preso,resolvi mudar o leite para o ninho,depois resolvi mudar para o leite de caixinha tradicional, o intistino melhorou .hoje ele esta com 2 anos fis um exame e deu alergia a lactose mas o resultado foi bem baixo. a medica disse para cortar o leite e os danones da dieta dele mas ele não tem refluxu mais .eu queria saber se nao vai fazer mau tirar de vez o leite de vaca dele?

    ResponderEliminar
  27. Esse blog me esclareceu algumas dúvidas com relação ao leite a base de soja.Meu filho tem 11 meses,e desde os 4 meses foi diagnosticado dermatite atopica,ressecamento da pele e vermelhidão,no caso a pediatra me fez suspender leite e derivados da alimentação,pois ele só toma o leite materno,e assim eu fiz,pois acreditamos ser APLV.Então,eu com a minha intenção do desmame,me atrevi a oferecer leite de soja para ele ,o que não caiu bem,ele teve crises de vômitos por duas a tres horas,ficou fraquinho,palido,desde então desisti,e quando li aqui no blog a respeito da soja,vi que o melhor é continuar amamentando mesmo...
    Bjos a todas e um ótimo dia!!!

    Adriana Anjos Brasilía-DF

    ResponderEliminar
  28. OI,MEU E BIANCA TENHO UM FILHA DE 9MESES E ELA TBM TE ALERGIA A LACTOSE E TOMA O DE SOJA A PEDIATRA DELA PASSOU O ADS SO QUE ACHO QUE ELA ESTA COM ALERGIA A SOJA TBM,POIS N QUER MAMAR E TEM MUITO GASES.ME AJUDEM ESTOU MUITO PREUCUPADA..

    ResponderEliminar
  29. Olá!
    Experimente bebida de arroz ou amêndoa à venda em Lojas de produtos naturais.
    Aconselho a vigilância pediátrica, em paralelo, face a susceptibilidade alimentar da criança.
    Espero ter ajudado.
    Até breve,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  30. o meu Filho tem 4 meses e o leite materno já não esta sustentando ele , então comecei a dar o de soja, só que quero mudar. Gostava de saber se posso dar aquele leite que diz na caixa que e para crianças de 1 a três anos? Jessika

    ResponderEliminar
  31. Olá Jessika!
    è muito cedo para dar bebida de soja ou de vaca. è fundamental tal leite de transição, pois satisfaz as enormes necessidades em ferro que seu filhote tem nessa idade. Só o médico que acompanha a criança é que poderá prescrever o leite, sendo que deverá ser adequada para a faixa etária em que se insere, sob risco de outras variedades poderem despoletar sérias alergias ou outras complicações metabólicas e digestivas.
    Bjs e até breve,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  32. A soja tem uma proteína muito semelhante à do leite animal, a caseína, da qual não se fala tanto, mas provoca igualmente intolerâncias.
    Eu acredito que nestes casos o leite de arroz é a melhor opção e embora mais caro (2,50€/lt)existe no mercado uma máquina para o fazer em casa (150€) que num curto espaço de tempo compensa!

    Já agora, fica a informação: Muitas vezes a intolerância à lactose (e caseína) é secundária, esconde a intolerância ao glúten (mais dificil de diagnosticar). Estas intolerâncias ou sensibilidades podem ter sintomas fisicos (diarreias, abdomen distendido, etc.) ou comportamentais (agressividade, irritabilidade, etc.)

    Para crianças que não podem consumir leite animal, podem ser dados vegetais verde escuro (agrião, espinafre, etc.) ricos em cálcio. Podem também utilizar pó de casca de ovo no leite vegetal ou no pão, sumos e afins.

    Espero que a informação seja útil ...

    ResponderEliminar
  33. Olá... nossa muito boa suas explicações...parabéns .. como é dificil saber se estamos ou não fazendo a coisa certa com nossos filhos...
    Meu bb tem 1 ano e 10 meses e agora descobri que é alérgico ao leite de vaca que tomou até então... o médico disse que o "chiado" que ele tem no peito tende a sumir agora que descobrimos esta intolerancia... Ele receitou o leite de soja. Falaram-me que o leite de soja tem hormonios femininos ou acelera enfim, que não deveria ser dado a meninos que é o caso do meu filho isso é real?

    ResponderEliminar
  34. Bom dia, antes de mais parabens pelo blog pois ajuda me imenso nas duvidas alimentares.

    Em relaçao a este topico... a minha filha tem 15 meses e ainda a amamento de manha, tarde e noite.
    Mas como ja frequenta o infantario, tive necessidade de introduzir agora algum leite.
    Introduzi leite de aveia de origem biologica, pois a pediatra dela tambem nao recomenda leite de vaca.
    A minha duvida: Posso e devo alternar com leite de amendoa (vou fazer em casa)?

    Ela come iogurtes de leite de vaca. A pediatra disse me que comer iogurte de leite de vaca nao ``e a mesma coisa que consumir leite de vaca.

    Estes leites: aveia e amendoa fornecem o calcio necessario? pode indicar me alguma receita de leite de aveia? vi algumas na internet mas fiquei com duvidas se a aveia devia ser crua ou cozida.

    Antes de mais muito obrigado pela atençao e continue o optimo trabalho.

    patricia.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!