Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 25 de março de 2009

BEBÉ: Amamentação e diversificação alimentar?

Tenho um bebé de 10 meses que ainda é amamentado, e de acordo com o que ia lendo, mesmo com a introdução dos alimentos sólidos dava-lhe de mamar quando ele pedia em regime livre, sem horários. Eles gostava especialmente de mamar antes de dormir, talvez mais vicio, mesmo depois de ter comido um prato de sopa e fruta. Numa consulta de rotina falamos na robustez do meu filho, e disse-lhe que ele além da comida mamava várias vezes, muitas delas muito próximo das refeições... Ouvi um raspanete, pois segundo a médica, que ao contrário do que se pensava há uns tempos atrás, misturar leite com outros alimentos faz com que o organismo não assimile o ferro e possa ganhar uma anemia... Fiquei muito triste, e desde aí tento só lhe dar caso já tenham passado as ditas 3 horas de outra refeição. Será verdade? Agradecia que me desse a sua opinião (Mamã H., filhote 10 meses).
Antes de mais deixe-me congratulá-la por estar a dar de mamar.
Pelo que percebi o seu filhote está "robusto", como disse, o que justifica em parte a atitude da pediatra. No entanto, na minha opinião, as indicações deveriam ser transmitidas no sentido de a amamentação complementar a diversificação alimentar e nunca o contrário.

Acho que deve privilegiar a amamentação, para bem do seu filhote e seu também, pelo que deve dosear a quantidade de alimento que dá ao bebé. Aquilo que lhe recomendo é o seguinte:

1 - Deve, de facto, tentar estabelecer um horário para fasear as refeições do bebé. Dar de mamar a toda a hora, é estimular uma digestão em cada momento o que não é favorável para o organismo;
2 - Esses horários devem ser uniformemente distribuídos e privilegiando em 1º lugar a amamentação. Depois do peito, deve fornecer o alimento que costumar dar ao bebé nesse momento MAS em menor quantidade.
3 - De facto é sabido que o cálcio diminue a absorção do ferro, importantíssimo para o seu filhote mas A NATUREZA É SÁBIA e sabe disso :-)) . Por isso enriqueceu o leitinho da mamã com vitamina B12 que facilita a absorção do ferro. Nós somos mesmo fantásticas, não somos?

H., não se preocupe. Privilegie a amamentação, vigie o excesso de peso do seu filhote, doseie o alimento ao longo do dia e disfrute cada momento! E já agora enriqueça o seu leite com uma alimentação cuidada.

Consultora em Alimentação


Leia também:
A esterilização por fervura é segura?

Artigo I Alimentação da mãe que amamenta



Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. Pois o meu caso é diferente: o meu filho podia engordar um pouco mais! Ainda é amamentado, mas só à tarde, à hora do lanche, a meio da noite (ainda acorda por volta da 1/2 da manhã) e de manhã. Faz 2 refeições completas (sopa+2ºprato+fruta ou sopa com carne ou peixe+fruta) e meio da manhã e lanche à tarde. O pediatra acha que faz refeições a mais e que o peito está a fazer "estragos". Ele tem 12 meses, já anda e não pára um segundo. Não sei o que pense ou faça...

    ResponderEliminar
  2. Este blog tem me ajudado e orientado muito...mãe de primeira viajem sempre tem milhões de dúvidas...mas hoje estou pedindo um socorro pois o meu filhote tem 4 meses e fica até 7 dias sem evacuar...ele mama e toma Nan confor...não sei o que fazer uma vez que o pediatra não introduziu nenhum outro tipo de alimentação, nem suco...o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  3. Helen,
    Se o pediatra ainda não deixou introduzir mais alimentos aconselho o seguinte:
    1 - Prepare o biberão com água comercial, pouco mineralizada, veja rotulo, alguns têm indicação se serem adequadas para biberão;
    2 - ´Prepare chá de funcho e dê ao bebé, no intervalo das mamadas; mamã tb pode e deve beber muito deste chá;

    3 - Faça massagem na barriga do bebé no entido dos ponteiros do relógio. Deixe ele, de vez em quando, quando estiver acordado, de barriga para baixo para ajudar a libertar gases que dificultem evacuação das fezes.

    Espero ter ajudado.
    bjs

    Solange Burri

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!