Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Bolacha maria antes dos 6 meses...?


Temos um bebé a caminho dos 5 meses e foi-nos indicado pela enfermeira do posto de saúde a introdução de bolachas maria nas primeiras compotas de fruta. Esta recomendação não será uma contradição com o evitar de papas com gluten (imagino que a bolacha maria contenha gluten)? Já agora, poder-se-á usar a variante integral da bolacha maria? (Papá I., filhota 5 meses)

Relativamente à sua questão queria dizer-lhe o seguinte:
A adição de bolacha maria à fruta, a meu ver, tráz 3 problemas:

1 - Tal como disse, ingestão prematura do gluten que só deverá ocorrer após os 6 meses;
2 - Adição de açucar a um alimento que naturalmente já contém açucar, na forma de frutose. Portante a estimular prematuramente o paladar pelo gosto doce, no bebé;
3 - Adulterar a aprendizagem dos sabores pela bebé, alterando prematuramente a preferência pela fruta natural.

Portanto pápá bolacha maria só depois dos 6 meses e depois do filhote estar à vontade com a fruta. E já agora, preferencialmente crua.

Aproveito para fazer uma ressalva: apesar das observações acima referidas, considero pertinente a introdução modesta da bolachinha a partir dos 6 meses. Mas com moderação e vigilância. Dar uma bolachinha para a mão do bebé é importante para estimular o seu desenvolvimento motor de levar a mão à boca. Mas, na altura certa, combinado? E sem excessos.

E a bolacha integral não é recomendável: a farinha integral diminui a absorção de cálcio, no caso de se ingerir com iogurte, por exemplo, e é de digestão mais difícil, não adequada para o intestino do bebé.


Consultora em Alimentação

Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!