Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Iogurte caseiro...e o açúcar!

O meu filho tem 6 meses e meio e vai começar a comer iogurtes, indicação da pediatra. No entanto, todos os iogurtes para bebés que encontro com Leite de Transição/Adaptado têm açúcar! Aliás, só encontro dois iogurtes nestas condições: o meu 1º Danone e o da Nestlé (ambos naturais). Existe algum iogurte para bebés sem açúcar? Não deveríamos dar iogurtes sem açúcar??? Outra questão é se se pode fazer iogurtes (como se faziam antes nas iogurteiras), com o leite em pó do bebé. Talvez usando um destes iogurtes açúcarados como "acelerador" do processo? Pelo menos o açúcar presente ficaria diluído no leite... Será possível? Ou haverá outra forma? (Mamã A., filhote 6 meses)
Pois aqui começa a nossa grande luta para vencer a introdução de açucar na dieta dos filhotes! Se vai introduzir o iogurte, nesta idade, deve mesmo dar feito a partir de leite de transição. Pode experimentar fazer na iogurteira, em casa, iogurte com o leite do bebé e um pouco do iogurte comercial, como diz, como "acelerador". Eu pessoalmente não o recomendo. A composição do leite de fórmula é particularmente complexa e poderá comprometer o processo de fermentação bem como a sua posterior estabilidade. O iogurte é sempre um alimento ácido e por causa disso nem sempre bem tolerado. Por isso, os industriais adicionam o açucar para neutralizar esta acidez típica. Este facto é bastante notório nos iogurtes convencionais feitos em casa. O problema que vejo aqui é o paladar exigente do filhote, desfavorável para a acidez, aceitar o iogurte e associá-lo a um alimento acido. Aqui predomina a procura do equilibrio: para conquistar o filhote, deve recorrer a um iogurte com pouco açucar dentro das marcas próprias para bebé. Quando o filhote já puder beber leite de vaca, adopte os iogurtes naturais com menos açucar. E depois já poderá também fazer em casa e enriquecer com fruta crua e/ou bolacha.


Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:
Os iogurtes pequenos: sim ou não?
VOU PRESA: 2º produto a abater - O iogurte que não precisa de frio!
ALERTA: Sair de casa com alimentos para o Bebé
Iogurte para o bebé...está frio?
Receita do bebé: Como fazer iogurte em casa?
Leitura do rótulo: o açúcar
Guardar o iogurte...posso?
Amamentação e a introdução de outros leites


Receba as actualizações do Portal BabySol®:

Introduza o seu email:

Email

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



1 comentário:

  1. Os da marca pingo doce de bebé não têm açucar.

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!