Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 15 de março de 2009

Crianças com alergias...

O meu menino de 10 meses, tem dermatite atopica e alergia comprovada, por análises ao sangue, ao trigo, leite e soja... para já. Bebe leite aptamil pepti desde 5 meses. A alimentaçao é sopa com carne ao almoço e jantar, papa ao lanche, leitinho de manhã e durante a noite.
O problema é que ele não está a aumentar de peso, esteve no percentil 50 até aos 4 meses ( só com leite Nutriben Natal AR) e agora está no percentil 10 ( no espaço de 1 mes só aumentou 60 grs). Estou muito preocupada, será que me pode ajudar, pois nao sei que mais alimentos lhe possa dar (Mamã S., filhote 10 meses)


De facto, é sempre um problema as alergias dos filhotes mas eu acho que tem uma coisa a seu favor...o filhote aceita um tipo de leite (HA) o que já permite alguma versatilidade...já vai ver...
Com 10 meses, está na altura adequada para começar a tentar o 2º prato, e novas texturas. Deste modo, estará a facilitar a adaptação para a alimentação adulta, prevista para os 12 meses.
Assim, sendo deve conversar com o pediatra nesse sentido, começando a:
- Remover carne da sopa, fazendo sopa mas ligeira proporcionando que o filhote fique ainda com apetite para algo mais;
- Normalmente o peixe é introduzido nesta idade mas como se trata de um alimento alergéno, o pediatra só o deverá recomendar por volta dos 12 meses. Fale com ele nesse sentido;
- Fazer purezinhos de legumes com carne ou peixe (se autorizado), que deve dar a seguir à sopa. Para isso, pode fazer o puré normalmente e depois incorporar o leitinho do bebé, que entretanto preparou;
- Fazer açordas (pão especial, sem trigo - hoje em dia uma boa padaria tem sempre opções alternativas, peça para lhe preparem o pão para o filhote, se tiver que comprar maior quantidade, congele depois) e farinhas de pau em alternativa. Veja as receitas
aqui;
- Dar sempre a fruta, preferencialmente crua, no fim. Deve pois dosear bem a refeição para ficar ainda um "espaçozinho" para a fruta!
Deve optar por uma alimentação o menos processada possível, ou seja, os alimentos devem ser muito naturais. O que só tem vantagens porque condicionará excelentes hábitos alimentares saudáveis. Importante é desdramatizar, estar bem acompanhada pelo médico e dinamizar na cozinha. Naquilo que o Projecto babySol puder ajudá-la, disponha!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentaçãol


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!