Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 8 de Abril de 2009

Congelar legumes crús...?


Tenho uma filhota com quase 2 aninhos que tem alergia ao ovo e à proteína do leite de vaca e o seu blog tem me sido muito útil e muito educativo! Gostava de saber a sua opinião sobre a congelação de vegetais crus, nomeadamente: tomate, alho francês, bróculos, corgete, abóbora, etc.Com a congelação perdem alguma das suas propriedades nutritivas? A sua posterior utilização em sopas e estufados (sem descongelar primeiro) tem o mesmo efeito como se tivessem naturais? É que no dia a dia é me muito mais prático, prepara-os e congelo-os ao fim de semana e depois utilizo durante a semana (Mamã R., filhota 2 anos)

Pois...este é daqueles assuntos muito delicados pois não vai nada de encontro àquilo que queremos fazer...Os legumes são alimentos que, mesmo estando congelados, vão-se degradando...isto é tanto pior quanto mais pequenos forem os pedaços...o que se deve fazer CORRECTAMENTE para congelar os legumes é efectuar o seu branqueamento que consiste no seguinte:

- Ferver água (sem sal), introduzir os legumes cortados e lavados durante cerca de 5m e depois coa-los e passá-los por água fria.

- Escorrer, deixar arrefecer a agora sim, congelar.

O branqueamento dos legumes é importante por 2 razões: 1º cria uma capa protectora nos legumes impedindo que os legumes se degradem, ao inactivar enzimas (substâncias presentes naturalmente nos vegetais e que continuam activas durante a congelação, 2º impede que as vitaminas se percam.

Reparem, que os legumes depois de congelados (em casa), os pedaços começam a ficar brancos e há alteração da cor e cheiro. Isto quer dizer que houve degradação pelo gelo e alteração nutricional. A branqueação em casa é um processo moroso e pouco prático...Por esta razão os legumes ultra-congelados (branqueados logo após a sua colheita) têm uma qualidade superior aos congelados em casa e muitas vezes superior àqueles que guardamos à dias no frigorifico.

Assim, aconselho o seguinte:

- Legumes frescos, sim, sim, cozinhados o mais rápido possivel para tirar o máximo partido deles. E não deixá-los muito tempo no frigorifico: temperatura, luz e tempo alteram muito as suas vitaminas.

- Legumes congelados só branqueados (compra ou feitos em casa) introduzidos na água a ferver, na hora de cozinhar.E se tem imensos legumes em casa??????? Se não devo congelar, se não devo manter muito tempo no frigorifico, o que fazer???? O ideal, super ideal é preparar um puré e congelar em cuvetes. Servir-se à vontade, aguenta imenso tempo no congelador e mantem todas as propriedades nutricionais...

Dica: porque não fazer vários purés: exemplos (batata+cenoura), (abobora+nabo), (ervilhas+cebola), (courgete+salsa), colocar em cuvetes, depois de congelados, transferir os cubos para sacos de congelação identificados com cada variedade e na hora reunir X cubos, aquecer no micro-ondas, um fio de azeite, e tem-se sempre uma sopa diferente...? (Nota: na figura uma sugestão para guardar os purés de legumes...procurem em casas de acessórios de hotelaria, mas prefiram com tampa)

Atenção: importante usar pouca água na hora de cozer e aproveitar sempre um pouco para o puré, esta água vale ouro... Esta maneira é a mais correcta...cabe a cada mãe gerir a forma que lhe dá mais jeito...o importante mesmo é que a criança coma sopa, sempre, variando o mais possível os seus componentes. Combinado?

Consultora em Alimentação


Siga BabySol® nas Redes Sociais:


Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:






7 comentários:

  1. Ola Solange!
    Hoje não venho pedir mas sim, dar: um BEM HAJA pelo seu serviço que "qual espírito de DOULA" , é Científico e não deixa de ser (em primeiro lugar) Amoroso!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Rita, muito obrigada pelo seu comentário e pelo reconhecimento do meu trabalho.
    Tive a felicidade de descobrir, na vida, o que gosto de fazer. O resto? É conversa... :-)))

    Bjs e fique por perto!

    Solange

    ResponderEliminar
  3. OLA bOA TARDE!

    Hoje em dia existe no mercado varios legumes congelados, vai desde as ervilhas a abobora ao alho frances. Que acha disso?

    Obrigado em avancado pela ajuda

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana,
    Obrigada pelo seu comentário!
    Em resposta, deixo-lhe este artigo BabySOL que responde prontamente à sua questão:

    http://solangeburri.blogspot.com/2009/07/legumes-ultracongelados-congelados-ou.html

    Espero que goste :-))
    bjs e fique por perto!

    Solange Burri

    ResponderEliminar
  5. tenho um bebe de um ano e 7 messes como fazer comer de tudo

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,
    Se tem algumas dificuldades para alimentar uma criança de 20 meses, é possível que existem algums problemas de foro clinico versus comportamentais que poderão ter que ser corrigidos.
    Caso pretenda uma consulta BabySOL com nutricionista especializada pf entre em contacto connosco para:
    alimentacaobebes@gmail.com
    Obrigada e até breve,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Eu costumo fazer os purés e congelar, descongelo depois no frigorifico e aqueço na hora do bebe comer. Mas agora ele vai começar a comer carne, será que posso juntar a estes purés, que foram congelados, carne cozida no dia e triturar depois novamente o puré já com a carne?

    Obrigada
    Rita

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!