Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 5 de abril de 2009

Quantidade de Fruta...e qualidade?



Sou mãe pela 1.ª vez e as dúvidas sobre alimentação são muitas, sobretudo porque existem imensas divergências de opiniões consoante os médicos, os sites visitados, os livros...Tenho um bebé com 8 meses e meio. Gostaria de saber que frutas aconselha para essa idade, para além do trio maçã-pêra-banana. Posso já dar-lhe pêssegos, melão, morangos...? Ainda relativamente a esta questão, gostaria de perguntar-lhe por que é que há potinhos de fruta com a indicação "a partir dos 4 meses" e que contêm outras frutas para além da maçã, da pêra ou da banana, como por exemplo pêssego, sumo de laranja...? Posso dá-los ao meu filho sem problema? (Mamã I., filhote 8 meses)

A pergunta que me faz das variedades de fruta que pode dar agora, dependem sempre se o filhote tem algum tipo de intolerância alimentar e como tal a introdução de alimentos de digestão mais difícil podem ter outras repercussões.
Outro aspecto a ter sempre em consideração é a fruta da época que abunda e aquilo que o bebé poderá comer nessa altura do ano... Pois comer fruta que não faz parte dessa estação significa estarmos a comer, acima de tudo, pesticidas que incorrem em intolerâncias e alergias alimentares aos quais os mais pequenos respondem prontamente. E depois fica a dúvida se a alergia é ao fruto ou é ao pesticida que este veiculava... ?
Assim, se o filhote tem apresentado um bom quadro de adaptação alimentar favoreça a ingestão de fruta da época, preferencialmente crua. Mas tenha em atenção que inicialmente deve dar em pequena quantidade e durante 1-2 dias não ofereça mais nenhum alimento novo. Se não houver reacção, volte a dar mas sempre com moderação. De qualquer modo evite os morangos que são muito alergénicos.
Relativamente à questão dos boiões, as formulações estão ajustadas para fruta cozida, a qual possui menor teor em vitamina C (mais alergénica e por isso a laranja é dos frutos com maior intolerância) e maior facilidade de digestão. Por isso as reacções são menores. E claro também porque a produção desta fruta é altamente controlada e apresenta níveis residuais de pesticidas. Mas, acima de tudo, trata-se de fruta cozida, que o filhote apreciará mas que poderá desviar a sua atenção para a fruta crua, a qual aporta maior teor em vitaminas e maior impacto sobre o intestino. Portanto, cara mamã, acima de tudo, fruta crua, da época, com vigilância e uma boa diversificação dentro daquilo que o pediatra recomendou.

Consultora em Alimentação

Leia também:
Como estimular o Bebé a comer fruta crua?
Fruta crua ou cozida?
Dar boiões ao Bebé: sim ou não?
Leite com fruta: sim, não, talvez?
Fruta antes ou depois da refeição?
Alimentação Júnior: A fruta na merenda escolar
Batidos de Fruta para todos!


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!