Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Leite gordo ou de fórmula...?

Chamo a atenção das Mamãs para este post que retrata bem porque os pediatras, por vezes, têm ideias contraditórias... Para pensar...

Costumo seguir muito atentamente o seu blog e na sequência da leitura do último "post" (sobre leite "gordo" / "meio gordo") fiquei ainda com maiores dúvidas/receios do que as que já tinha: a minha filhota tem agora 12 meses e, segundo ordem do pediatra, poderia iniciar agora o leite gordo de vaca.
Tenho, no entanto, algumas dúvidas sobre se será essa a melhor opção para ela (a minha filha foi operada quando tinha um mês de idade a uma malformação congénita no coração e ainda tem algumas sequelas, embora tenha tido entretanto um desenvolvimento normal nos restantes domínios) e estou tentada a "desobedecer" ao médico e passar do Aptamil 3 (que ela ainda toma) para o Aptamil Crescimento, que lhe tencionava dar até aos 3 anos. Fico, no entanto, com receio de estar a privar a minha filha de algum nutriente essencial... nomeadamente as tais gorduras importantes ao desnvolvimento cerebral..?
O que acha a Solange sobre este assunto?
Já agora, partilho consigo outras opiniões que tenho obtido (e que me têm deixado ainda mais baralhada):
- uma amiga, educadora de infância, é da opinião (observa isso na prática) que os miúdos alimentados a "leite de farmácia" até aos 3 anos tendem a ser menos afectados pelas doenças que os coleguinhas "trazem" para a creche;
- outra amiga, enfermeira, colheu a opinião (junto de outros pediatras) que, a partir dos 9 meses, se deveria misturar leite adaptado e leite de vaca para ir fzendo a transição. Pedia-lhe a sua opinião, pois não sei mesmo o que fazer!! (Mamã M., filhota 12 meses)
Obrigada pela sua questão e envio do ficheiro também. Fico satisfeita por saber que a Nestlé está a oferecer produtos com níveis de açucar nulos, ou mais baixos...muito bom!
Uma vez por outra deparo-me com email's que contradizem tudo, ou quase tudo, do que tenho indicado às mamãs...esta sua questão é um caso desses :-))
De facto, prevalece a minha ideia que o leite de fórmula até aos 3 anos é a recomendação alimentar mais adequada para a criança. E concerteza o pediatra partilha da mesma opinião. Mas a atitude de recomendar um leite tradicional para a sua menina é bendita...e acho que é importante evidenciar isso...
Na minha opinião, aquilo que o pediatra deseja promover é que a criança, e todo o seio familiar envolvente, retomem o mais depressa possível a vida normal, proporcionando à menina um desenvolvimento similar aos seus coleguinhas. Portanto, esta recomendação pretende acima de tudo evoluir a componente psicológica familiar, permitindo à filhota enquadrar rapidamente um padrão de comportamento normal o qual é muito capaz, segundo o pediatra, de ultrapassar.
Portanto, cara mamã, não precisa de comprar mais leite de lata. Os pacotes do leite que comprará trazem um brinde extra: confiança...no futuro!

Consultora em Alimentação


Leia também:

Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. O nosso pediatra recomenda o leite de fórmula até aos 3 anos. Mas se quisermos podemos dar o leite de vaca a partir dos 12 meses. Não recomenda em caso algum esses leites enriquecidos da nestlé, pois têm-lhe aparecido muitos meninos de 4-5 anos com cáries, que o tomaram regularmente. Eu concordo com ele, sempre ouvi dizer que o leite (de vaca) é o alimento mais completo que existe... Bjs

    ResponderEliminar
  2. "estou tentada a "desobedecer" ao médico"

    Pois, também tenho ido contra a opinião da minha pediatra em alguns casos...

    Ela disse-me que tinha de desmamar a minha filha (tem actualmente 21 meses) aos 12 meses e que devia passar a oferecer-lhe leite de vaca gordo ou meio gordo (nunca magro). No entanto, eu tenho continuado a dar o meu peito a ela. Sem horários (é ela que pede quando quer).

    Das raras vezes em que esteve doente e não comida absolutamente nada (estou a falar de duas constipações que ela apanhou neste Inverno), se não fosse a minha maminha... nem quero pensar...

    Ela só vai ser desmamada quando quiser... ou melhor, quando não quiser mais "mana" (maminha como ela diz).

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!