Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Mamar durante a noite...

O meu bebé de 13 meses continua a beber do meu leite. Bebe de manhã, à noite antes de dormir e de madrugada. Como deve imaginar sinto - me muito cansada pois por vezes ele acorda duas vezes durante a noite para mamar. Eu já tentei lhe dar um biberom de leite antes de dormir mas ele recusa; já tentei vários leite, de fórmula, de pacote, com sabor, etc. e nada. Não chego a perceber se ele não gosta do biberom se do sabor do leite. O Pediatra diz- me para eu continuar a dar - lhe do meu leite, mas eu acho que ele deve ter fome durante a noite e eu acho que se ele bebesse um leite que não o meu talvez dormisse a noite toda, ou quase. O que acha? Também gostaria de saber se acha necessário dar-lhe pequeno almoço, cereais, ou iogurte, ou pão?

Aqui segue ( +/-) o plano alimentar do meu filho:
8.00 / 9.00 - Maminha
11.30 - Sopa de legumes com carne ou peixe e fruta. 1 Boião, ou cozida, ou banana.
14.30 - Papa ( normalmente Nestum com leite meio gordo ) ou 1 iogurte ou 2 queijinhos ( tipo suissinho)
17.30 - Maminha ou um iogurte
20.30 - Sopa e 2º. prato e fruta.
22.30 - Maminha
03.00 - Maminha
Eu ando a tentar que a avó lhe dê o 2º. prato mas a minha mãe tem muito medo que ele se engasgue então dá - lhe sempre a sopa ou com carne ou peixe. Mas aos poucos a avó está a dar - lhe peixe grelhado ou cozido. O Pedro gosta muito de experimentar alimentos diferentes e até agora gosta de tudo! (Mamã H., filhote 13 meses)

De facto não se justifica que o filhote ainda acorde de noite com esta idade. Por isso julgo que é importante trabalhar durante o dia para à noite poder descansar um pouco mais...a mamã e o filhote também... De facto, e se me permite, encontro o plano alimentar do filhote um pouco desiquilibrado...apresento por tópicos para mais fácil percepção:
1 - Muito importante continuar com o seu leite. Mas mais importante ainda é que psicologicamente esteja predisposta.
2 - Importante também que sempre que dá o peito o faça ANTES de qualquer alimento dado nessa refeição. Só depois de mamar é que deve complementar com outros alimentos. A partir dos 6 meses o consumo exclusivo de leite materno não suprime as necessidades nutricionais do bebé por isso se introduzem novos alimentos. Mas o leite materno deverá prevalecer perante todos os outros alimentos;
3 - Deve ter sempre, sempre o cuidado de alternar os seios de modo a garantir que o último leite ingerido (o mais gordo) é consumido pelo bebé...deste modo ficará saciado por mais tempo;
4 - Deve realmente complementar o pequeno almoço com um pouco de pão, por exemplo. Com queijo ou manteiga. Sobretudo para verificar se ainda tem apetite.
5 - Importante também remover a carne/peixe da sopa e convencer a avó a dar o 2º prato TAMBÉM ao almoço. Se necessário faça a transição com purézinhos.
6 - A sopa deve ser ligeira e com um único legume verde. Deve ser em menor quantidade para permitir o apetite da criança para experimentar novos alimentos e texturas no 2º prato;
7 - Evite dar fruta cozida. A fruta crua é mais rica em vitaminas, protege o sistema imunitário...quando deixar o peito as defesas baixam e o filhote deve estar receptivo à fruta crua. Faça combinações de fruta para diversificar e estimular o interesse;
8 - Às 17.30 dê sempre o peito. Não substitua por iogurte nunca;
9 - Nunca dê iogurte isolado, deve complementar com um pouco de pão, com queijo, fiambre ou manteiga. E evite dar suissinhos, e muito menos dois de uma vez. Tratam-se de produtos com elevado teor de gordura e açucar, totalmente desaconselhados. Prefira o iogurte e complemente com pão.
Se desenvolver estas recomendações ao longo do dia vai ver como o filhote se sentirá saciado por mais tempo...
Contudo saiba também que o ciclo do sono da criança poderá ser afectado por outras questões de foro emocional e ambiental que deverão igualmente ser avaliadas.
Implemente estas medidas na alimentação do bebé e verifique se existem outras razões que possam estar na origem da insónia nocturna. O pediatra puderá ajudá-la também a interpretar a verdadeira origem.

Consultora em Alimentação


Leia também estes artigos:
A diversificação alimentar em paralelo com a amamentação
Siga BabySol® nas Redes Sociais:




Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:


Introduza o seu email:


5 comentários:

  1. Ainda bem que existe e tem um blog!

    O meu problema é um pouco ao contrário da Mamã H., pois a médica da minha filha está-me sempre a dizer (desde a miuda ter feito 1 ano) para eu lhe dar leite gordo ou meio gordo. Até ao momento eu tenho dado-lhe maminha.

    Actualmente, ela está com 21 meses e eu cai no erro de ter introduzido um gato cá em casa: durante a noite ela acorda 2/3 vezes a chamar por mim e o gato acorda e mia...

    Também devo de dizer que ela sempre foi um pouco ruim para comer...

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. E se me permite, eu acrescentava que também é possível que a maminha da madrugada seja mais vício de mimo que fome.
    O bebé habitua-se áquele mimo a meio da noite e quando acorda não sabe voltar a adormecer sem ele.
    É no entanto fácil de verificar, pode-se começar por oferecer o leite da mãe em biberon e logo se vê se isso o acalma ou não.

    ResponderEliminar
  3. hum....o meu filhote ja tem 20 meses, ja não mama desde os 7 meses, e come como um guloso... e ainda não dorme de noite, mesmo tendo retirado o biberon....

    ha crianças simplesmente mais dificeis de sossegar....de noite.

    não sei se será liquido que tenha a ver com a alimentação...

    mas boa sorte, não custa tentar...

    ResponderEliminar
  4. A morgy tem razão. Eu, por vezes, digo-lhe "shiiiiiiiiiiiiiiiiiu..." várias vezes e ela acaba por dormir para um lado e eu para o outro.

    Mas, por vezes, não resulta. ;o(

    ResponderEliminar
  5. Ja fiz as alterações sugeridas mas o problema continua!
    Helia Edith

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!