Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Anemia...Cuidados na Alimentação...?

Sou mãe pela primeira vez, o meu filhote tem 20 meses, nasceu com (ou apanhou no hospital) uma infecção urinária que só foi detectada pelos 3 meses e meio. Felizmente não deixou sequelas. Desde então já fez várias análises ao sangue e sempre reparei na parte da imunidade que está no minimo ou abaixo dos valores médios. Fica doente constantemente, sempre do foro respiratório. A pediatra já recomendou vacinas para beber durante uns meses mas não adianta. Com tanta lenga-lenga o que lhe quero perguntar é se há ou sabe de produtos alimentares que ajudem a aumentar a imunidade. Ele é bastante comprido e magrinho (com peso abaixo da média) só come bem a sopa durante a semana na Ama, em casa não a come, tudo o resto come mais ou menos. Adora fruta e tudo o que vê dentro de um boião. (Mamã M., filhote 20 meses).

De facto, M. é muito importante que façamos um milagre com o pequeno...a melhor defesa para ele é sem dúvida a alimentação pois as vacinas que toma acabam também por o fragilizar...mas tem algo a seu favor: a idade!
Saiba também que a fragilidade do sistema imunitário está relacionada pela:
- Deficiência em ferro
- Imaturidade do intestino

Há várias coisas que pode fazer, deixo-lhe tudo por tópicos para ser de mais fácil compreensão:

1 - Imperativo comer fruta crua. Recém preparada. É importante que consuma alimentos com vitamina C. Dê-lhe com bolacha, com iogurte, combinações entre si (ex. banana+laranja), mas é importante arranjar forma de lhe dar.
2 - REGRA DE OURO: Importante dar sempre fruta crua a seguir às refeições principais (ajuda a fixar o ferro)...sempre...sempre...não esquecer!

3 - Faça sopa com legumes verde escuro (ex. broculos), não misture mais do que um legume verde. Acrescente 1 dente de alho 2x/semana. A ama deve fazer assim a sopa senão deve levar consigo...poupa na farmacia!

4 - Se não comer carne ou peixe no 2º prato, inclua na sopa. Fruta crua sempre a seguir. Prefira carnes vermelhas: novilho, vitela.
5 - Dê figado de vitela ou galinha. Em purés com legumes. Cozinhe com alho.

6 - Sopa de beterraba ajuda imenso. Suavize com erva aromática, ex. salsa ou coentros, também ricas em ferro.
7 - Se puder, compre vegetais de produção biologica, a produtor local. Procure na net perto da sua área de residência. Surpreendemente há muitos adeptos...

8 - Cozinhe os legumes o mais fresco possível ou então adquira ultra-congelados. Nunca compre grandes quantidades...vá comprando.
9 - Nunca dê alimentos lacteos a seguir a uma refeição principal. O calcio impede absorção do ferro.
10 - Dê papa e iogurte com prebioticos, versão infantil! Fortalece o intestino.
11 - Como o filhote está magrinho, sugiro dar de comer mais vezes ao dia.
12 - Importante oferecer alimentos de origem animal (leite, ovos, carne, peixe) que por serem ricos em vitamina B12 ajudam a fixar o ferro.
Desejo as melhoras rápidas!
Consultora em Alimentação

Leia também:

ALERTA: A importância do ferro na alimentação infantil

Crianças podem comer miudezas?

Receita do bebé: Fígado de Frango estufado

Como convencer as crianças a comer legumes?


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


1 comentário:

  1. Solange e M.,

    Desculpe-me a intromissao, mas gostaria de ponderar algumas questoes:

    1 - ter leucometria abaixo da media e acima do minimo nao significa ter baixa imunidade, mas estar abaixo da media, ainda dentro do normal.
    2 - ter leucometria abaixo da media e abaixo do normal (se fosse o caso) nao significa baixa imunidade, apenas leucopenia (que podem ter varias causas, desde intoxicacoes exogenas (como benzeno) ate mesmo doencas da medula ossea, ou situacoes transitorias como viroses.
    3 - ter o peso abaixo da media ou ser magrinho, nao indica desnutricao ou doenca cronica, mas apenas um peso mais baixo (como meu filho mais velho, que eh magro e nao eh tao alto - eu sou alto e magro, minha esposa eh baixa e magra), e deve ser acompanhado com curvas de crescimento pelo pediatra puericultor.
    4 - ser magro, pensando em termos de doencas como hipertensao e diabetes pode ate ser um fator protetor.
    5 - falta de ferro deve ser avaliada com avaliacao de ferro serico, ferritina, hematocrito e hemoglobina. E isso nao foi mencionado.
    6 - uma excelente dieta (como a orientada pela Solange) forncecera os insumos para um bom funcionamento, mas se a crianca realmente tiver um problema imunologico (uma imunodeficiencia, uma imunodepressao ou uma imunossupressao) por qualquer outra forma que nao for alimentar, ter uma alimentacao correta nao resolvera o problema - que deveria ser avaliado por um especialista (imunologista ou hematologista - comecaria com o primeiro).
    7 - infeccoes respiratorias de repeticao podem signicar, em alguns casos imunodeficiencia de superficies (por baixa producao de IgA) ou mesmo hipovitaminose A (que mostraria outros sinais clinicos).
    8 - outra questao que pode ocorrer, eh a possibilidade atopia ou rinite ou mesmo bronquite que sao acometimentos alergicos das vias aereas, cronicas, recidivantes, e que aumentam em 30 ou 50% o risco de doenca infecciosa viral ou bacteriana das vias aereas (que tambem deve ser avaliada com alergista/imunologista).

    Espero ter contribuido para a saude do seu filho, melhoras.

    Obrigado pelo espaco, Solange.
    Andre

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!