Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Fruta para os Bebés...?

Sou mãe pela 1.ª vez e as dúvidas sobre alimentação são muitas, sobretudo porque existem imensas divergências de opiniões consoante os médicos, os sites visitados, os livros...Tenho um bebé com 8 meses e meio. Gostaria de saber que frutas aconselha para essa idade, para além do trio macã-pêra-banana. Posso já dar-lhe pêssegos, melão, morangos...? Ainda relativamente a esta questão, gostaria de perguntar-lhe por que é que há potinhos de fruta com a indicação "a partir dos 4 meses" e que contêm outras frutas para além da maçã, da pêra ou da banana, como por exemplo pêssego, sumo de laranja...? Posso dá-los ao meu filho sem problema? (Mamã I., filhote 8 meses).
A pergunta que me faz das variedades de fruta que pode dar agora, dependem sempre se o filhote tem algum tipo de intolerância alimentar e como tal a introdução de alimentos de digestão mais difícil pode ter outras repercussões.
Outro aspecto a ter sempre em consideração é a fruta da época que abunda e aquilo que o bebé poderá comer nessa altura do ano... Pois comer fruta que não faz parte dessa estação significa estarmos a comer, acima de tudo, pesticidas que incorrem em intolerâncias e alergias alimentares aos quais os mais pequenos respondem prontamente. E depois fica a dúvida se a alergia é ao fruto ou é ao pesticida que este veiculava...
Assim, se o filhote tem apresentado um bom quadro de adaptação alimentar favoreça a ingestão de fruta da época, preferencialmente crua. Mas tenha em atenção que inicialmente deve dar em pequena quantidade e durante 1-2 dias não ofereça mais nenhum alimento novo. Se não houver reacção, volte a dar mas sempre com moderação. De qualquer modo evite os morangos que são muito alergénicos.
Relativamente à questão dos boiões, as formulações estão ajustadas para fruta cozida, a qual possui menor teor em vitamina C (mais alergénica e por isso a laranja é dos frutos com maior intolerância) e maior facilidade de digestão. Por isso as reacções são menores. E claro também porque a produção desta fruta é altamente controlada e apresenta níveis residuais de pesticidas. Mas, acima de tudo, trata-se de fruta cozida, que o filhote apreciará mas que poderá desviar a sua atenção para a fruta crua, a qual aporta maior teor em vitaminas e maior impacto sobre o intestino. Portanto, cara mamã, acima de tudo, fruta crua, da época, com vigilância e uma boa diversificação dentro daquilo que o pediatra recomendou.

Consultora em Alimentação


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. olá solange, gostaria de colocar-lhe uma questão relativamente aos boiões de fruta, são ou não prejudiciais para o bebé, o meu filho tem 20 meses e nunca foi mt fã de fruta crua, é claro que insisto mas ele come tão pouco que complemento sempre com um boião, à exepção da banana que ele come mt bem. nunca achei que fossem pejudiciais uma vez que quase todos referem q n adicionam açúcares, mas mesmo assim gostaria de saber a sua opinião.
    Desde já o meu agradecimento
    Liliana

    ResponderEliminar
  2. Olá Liliana
    Obrg, antes de mais, pelo voto de confiança que deposita em mim :-)
    Existem 2 questões a ponderar neste caso:
    1 - A ingestão fundamental de fruta crua, que deve sempre, sempre, ser estimulada;
    2 - Impedir a ingestão de fruta de compra pelos aditivos, ainda que seguros e controlados para estas faixas etárias.
    Por isso, aconselho a :
    - não desistir de ir oferecendo fruta crua, para além da banana. Pode fazer combinações com banana (banana/pêra, banana/laranja) até o filhote estar "convencido";
    - prefira fruta cozida em casa, a qual pode congelar em porções individuais durante 2 meses;
    - se comprar fruta de boião, prefira as variedades 100% FRUTA (ainda que os aditivos estejam lá) mas não contém açucar adicionado para a além da frutose, açucar natural da fruta.
    Espero ter ajudado.
    Bjs e obrg pelo comentário
    Solange

    ResponderEliminar
  3. Ola Solange.
    Descobri o seu site á uns dias e acho fantástico e da maior utilidade as suas explicações e conselhos.
    Tambem fui mãe pela primeira vez e como a grande maioria tenho duvidas em relacao a alimentação mais equilibrada e adequada ao meu filho que faz 8 meses dia 28.
    Sendo assim pergunto se a fruta pode ser reduzida a puré e congelada,e qual a quantidade e numero de refeições de leite adaptado deve beber o meu filho por dia.
    Ele já come duas refeições por dia(sopas variadas)e fruta,e papa uma vez por dia.
    Obrigado
    Carmina Santos

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!