Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Fruta crua ou cozida?

Quando a pediatra me indicou que devia introduzir fruta a seguir à sopa à minha menina, disse-me que por enquanto só podia ser maçâ e pêra (banana não porque ela é obstipada), mas que tinha de ser crua e passada!! Acontece que a minha bebé não toca na fruta crua!!! Agora se a cozer a vapor e a passar, ou lhe der de boiões, até se lambe toda!! Como a minha menina sempre foi uma pisca a comer, optei por lhe cozer a fruta, porque assim ao menos come alguma coisita sem chorar. Acha que faz mal eu dar a fruta cozida, quando a pediatra recomendou crua?? Qual será a diferença?? (Mamã P., filhota 6 meses).

O problema da fruta crua e cozida é o seguinte:

- A fruta crua tem um potencial de fibra ENORME para sua enorme riqueza em fibra insolúvel...indigerível pelo intestino e por conseguinte vai facilitar o trânsito intestinal. É obvio que o teor vitaminico é superior na crua, o que também é muito importante. E não, não aproveitando a água toda poderá ser a mesma coisa. Não, há sempre perdas! Além disso, a fruta cozida tem um sabor mais adocicado e estimula o paladar doce da criança que não interessa. Lembro, mais uma vez que a banana bem madurinha tem optimo efeito anti-obstipante! A solução: máxima imaginação da mãmã, combinando frutos banana/papaia, banana/pêra, banana/laranja, fazendo combinações atractivas que consigam que os filhotes comam MESMO diarimente fruta crua que TANTO ajuda as crianças obstipadas e os seus dilemas intestinais provocados pelos leites artificiais. E lembrem-se: o que eles não gostam hoje, amanhã com o paladar mais apurado, adoram! É preciso é nós irmos tentando...


Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:
Quais os problemas que sente ao introduzir a fruta na dieta infantil? Deixe o seu comentário.

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


11 comentários:

  1. Gostei imenso de ler...

    Pensava que a banana prendia os intestinos...eu sou bastante presa desde que estou gravida, ainda sou mais! Afinal posso comer banana?

    BJ GR

    ResponderEliminar
  2. Olá Bé
    Com o seu comentário apercebi-me que me esqueci de colocar o post da banana, na proposta de artigos a ler! Já está!
    Vai ver que a banana madurinha tem efeito laxante...a Natureza é sábia, não acha?
    Bjs e felicidades para a gravidez, disfrute em pleno!
    Solange

    ResponderEliminar
  3. Mais um artigo excelente :-)
    Que me leva-me a duas questões (este blog é mesmo como as cerejas)Tenho um bebé com 7 meses: já lhe poderei dar laranja? E relativamente à quantidade de fruta por dia, quanta deve ingerir? Obrigada. Muito obrigada.
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana
    Obrigada pela sua participação :-)
    Com 7 meses é ainda prematuro oferecer laranja...espere mais alguns meses...não vale a pena despoletar precocemente alergias...
    Relativamente à quantidade, o bebé deve comer sempre fruta a seguir á refeição em que come carne. De preferência crua. E se possível, fazer ainda outra toma de fruta, ao longo do dia, ou a meio da manhã, ou a meio da tarde, ou na refeição da noite. Pelo menos 2 tomas de fruta, nestas idades, devem ser asseguradas.
    Bjs e obrg pela sua visita.
    Solange

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito do seu site e consulto-o frequentemente desde que o meu bebé começou a diversificação alimentar. Não queria deixar de lho dizer.
    Keep the good work :-)
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Gostava de saber se podemos dar fruta cozida aos bebés depois do descanso (como refeição e não como sobremesa).

    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Sim, pode, mas dependendo da idade, pode ser uma merenda ligeira. Possivelmente terá que complementar com uma 2ª merenda, cerca de 2 horas depois.
    Obrigada pelo comentário!
    Espero ter ajudado.
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  8. olá o leite corta as proteina das frutas.sim ou não

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Poderá existir alguma incompatibilidade na absorção e rentabilidade nutriciona, no organismo, mas que anule,considero que não.
    Obrigada pelo comentário,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  10. Dra.Solange burri,Tenho um pequeno Pobleminha,minha filha Ira fazer 8 meses Mas não pega leite na mamadeira nem um tipo de Leite,E de chá já deve estar cheia ta meio difivil pra durmi a Noite,depois que sairam os dentes e a Preza ou os caninos sei lá.
    Eola dormi mas Lá pelas 2 da manha e comecou tem uns dias o que fazer?
    sempre dei chá de camomila mas hj em dia ela toma bem poco.
    E agora a mamadeira pq fica dificil pra mim pois tenho que volta a trabalhar.

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Tenho um bebé com quase 7 meses. Está errado dar-lhe meia manga a seguir à sopa? É quantidade a mais?

    Muito obrigada.

    Joana

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!