Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Armazenar alimentos a vácuo?!

Recentemente, surgiu-me uma questão que ainda não vi tratada so seu sítio. Espero que possa ajudar-me. Existem electrodomésticos que retiram o ar de sacos e outro tipo de recipientes, conservando os alimentos em vácuo e congelando-os assim.O que pensa deste processo de conservação?? Será tão benéfico como a publicidade faz crer? No caso de vegetais congelados em casa em vácuo, considera que as suas propriedades ficam salvaguardadas mais tempo ou é o mesmo que pô-los num simples saco? E em relação aos restantes alimentos? Gostaria de poder conservar os alimentos biológicos que o meu marido cultiva mas sem a complicação do branqueamento, compreende? (Mamã A.)

Se há electrodoméstico que eu favoreço, depois do frigorifico e do micro-ondas, é o equipamento para embalar a vácuo.
É realmente fantástico DESDE que se utilizem os sacos próprios para o efeito. A máquina para ser eficiente tem realmente que trabalhar com filmes próprios para vácuo e aqui é que reside o valor acrescentado do equipamento... Mas aconselho vivamente!
O armazenamento a vácuo, quer seja no frigorifico quer seja no congelador, permite que o alimento se conserve por muito mais tempo e com menor probabilidade de alterar suas propriedades nutricionais e sensoriais.
Mas deve ser dada especial atenção para que o alimento fique o melhor acondicionado possível, em posição "encolhida", para diminuir eventuais bolsas de ar que possam ficar no interior...é uma questão de prática e de estar sensibilizada para isso!
Independemente do alimento em questão, todos ganham com a embalagem a vácuo. Porque ao não estarem em contacto com ar, o efeito de oxidação pelo frio, diminui.
E é claro que nos legumes esse efeito também é benéfico e retarda a sua deterioração...mas não a impede! Pelas razões que já referi, aqui, não é possível impedir a deterioração dos legumes durante o congelação se não ocorrer branqueação... Por isso, aquilo que lhe sugiro A., é que cozinhe previamente os legumes que o seu marido cultiva, em sopas, purés, etc. e os congele depois para tirar o melhor partido...Mas pense que os hortícolas e frutícolas biológicos também têm maior durabilidade no frigorifico...é uma questão de ajustar ao alimento em questão e da respectiva abundância...

Por fim, e porque considero que realmente a embalagem a vácuo representa uma mais valia na preservação dos alimentos, desde que complementada com o frio, deixo aqui este instrutivo video pedindo desde já desculpas por estar em espanhol:





Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


4 comentários:

  1. Olá, um esclarecimentos . Todos os alimentos inclusives as hortaliças devem ser congeladas de pois de embaladas. Pois embalei cenouras e bananas e as embalagens apesar de estarem seladas se encheram de ar.
    obrigada alice

    ResponderEliminar
  2. Olá Alice,
    Obrigada pela sua participação neste Blog.
    De facto, a embalagem a vácuo é mto interessante para preservar os alimentos mas no caso particular dos frutos e legumes requer a prévia operação da branqueação, aspecto que julgo estar na origem dessa situação que reporta.No caso particular da banana penso que a branqueação não se aplica pelo que sugiro, embora sem experiência própria, que experimente congelar em polpa acidificada com algumas gotas de limão ou laranja. NO caso da cenoura, a branqueação é possível.
    O que poderá também ter acontecido foi um embalamento a vácuo deficiente, o que é comum acontecer por indevido posicionamento do alimento e resultando em pequenas bolhas de ar que permitem, do interior para a periferia, que o alimento se vá alterando, no caso da refrigeração. Ou congelação, se tiver sido demasiado prolongada para o alimento ficar totalmente congelado devido talvez à sobrecarga do aparelho congelador e/ou ao embalamento de grandes quantidades.
    Espero ter ajudado.
    bjs e fique por perto,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  3. Solange, sempre faço porções de miudos de frango como moelas e coração, uma boa parte é liquida, gostaria de esclarecer duas dúvidas; como posso embalar a vácuo pelo motivo de uma parte ser liquida,e se posso congelar esta porção embalada.
    att.

    Dalmir Albuquerque

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Poder pode, mas de fato o vácuo não resulta muito bem. Tanto quanto possível, pode retirar o ar da mistura,na embalagem, apertando bem. Mas saiba que o embalamento é mais dificil, e menos eficaz, do ponto de vista microbiologico. Mesmo assim, congelar por um mês, e cozinhar bem depois, pode minimizar riscos.
    Espero ter ajudado.
    bjs
    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!