Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pequeno-almoço para as crianças...?

O meu filho tem 2 anos feitos à 2 semanas, e ultimamente já não quer beber o leite de manhã ... E quando o meu Pirolito diz que NÃO é NÃO ! Acho que pode andar um bocadinho cansado do mesmo pequeno almoço à tanto tempo. Não o consigo convencer... pelo menos no que diz respeito à alimentação !
Tanto assim que ao fim de semana se vamos tomar o pequeno almoço ao café ele adora comer pão com queijo, mas leitinho nem vê-lo ... Acha que lhe posso introduzir os cereais? Ou acha que ainda é cedo e devo insistir (nem sei como) no leite sem mais nada, ou dar-lhe leite com papa (apesar de a papa já ter leite incorporado), estou realmente perdida !!! Ao lanche ele como sempre um iogurte, mas em termos de dose diária de cálcio é pouco ... (Mãmã M., filhote 24 meses).

De facto até podia dizer que o filhote aguentou muito tempo com o mesmo pequeno-almoço...sim, é bem provável que esteja cansado, está na altura de dar-lhe outras alternativas, igualmente atractivas e saudáveis.
Importante MESMO é que não perca, nunca, o hábito de comer o pequeno-almoço. O que é válido para o bebé mas também para os restantes membros da família.
Normalmente, a partir dos 18 meses já aceitam muito bem os cereais molinhos no leite e além disso complementa melhor a refeição, afinal as necessidades energéticas são agora mais fortes!
Por isso, compre uma ou duas variedades de cereais, prefira os de âmbito familiar que não tenham muita fibra (o que lhes dificulta a digestão e diminui a absorção de ferro) e dê-lhe uma taça de cereais, que ele vai adorar... pode dar-lhe também um sumo natural e um pão com queijo...Varie a qualidade do pão...de centeio, de mistura, de girassol...noutro dia pode dar-lhe um prato de papa...(Saiba que se lhe dá papa feita com água está a hidratar leite em pó, o que também representa um acréscimo no consumo de cálcio...o queijo também... Experimente o queijo fresco que eles normalmente gostam muito...E o fiambre também.
O pequeno-almoço é FUNDAMENTAL para ele e para os papás...sempre que possível façam dessa refeição um prazer...criando sempre alternativas muito atractivas....e muito saudáveis...

Dra. Solange Burri

Consultora em Alimentação

Já pensou qual é o pequeno-almoço ideal para cada faixa etária? Qual a sua experiência com o seu bebé? Deixe-nos o seu comentário!

Leia também estes artigos:

Principais mitos da alimentação infantil.
Notícias - Avaliação da qualidade nutricional dos cereais comerciais
Quais os cereais mais adequados para consumo infantil?
Cuidados a ter na compra do queijo fresco
O meu filho já tem 1 ano: leite gordo ou meio-gordo?
A partir dos 12 meses: leite gordo ou de continuação?

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


4 comentários:

  1. Bom Dia

    Sou leitora assidua do seu blog, que me tem permitido evoluir muito no que respeita a pequenissimos mas demasiado importantes pormenores.
    Não tenho o hábito de dar cereais de PA à minha filha, porque julgo terem muito açucar e ela está acima do peso recomendado.
    Será que a Solange me indica o nome de alguns que sejam mais equilibrados? Obrigado e parabéns

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria Manuel!
    Obrigada pelo seu comentário.
    De facto, deve existir algum cuidado na compra dos cereais: nem demasiado ricos em açucar (mel, frutose, sacarose, dextrose) nem demasiado ricos em fibra.
    Eu pessoalmente recomendo que escolha uma marca para toda a Família, como esta variedade:
    http://www.nestle.pt/CmsPage.aspx?PageIndex=9&ProductIndex=332

    Veja também o link, no final deste artigo, sobre a escolha dos cereais!
    Bjs e fique por perto.

    Solange

    ResponderEliminar
  3. Olá boa tarde, a partir de que idade recomenda o consumo desse tipo de cereais, a minha filhota vai fazer 18 meses....

    ResponderEliminar
  4. Olá Paula
    Eu recomendo precisamente a partir dos 18 meses. Deve apenas ter o cuidado de salvaguardar que a filhota consome os cereais com leite, não como snack, que absorve bastante água do organismo e causar obstipação.
    bjs e obrg pelo comentário!

    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!