Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ice tea para crianças?



Gostaria de perguntar em relação ao Ice Tea, se devo ou não dar a minha filhota, que tem 30 meses, porque ela provou em casa da avó, que é muito adepta da dita bebida e adorou, está sempre a pedir para lhe dar, eu tenho noção que os sumos naturais são os melhores, mas ás vezes é muito mais fácil abrir o pacote e dar, ela também gosta muito dos néctares da compal. Um outro assunto que eu já tinha falado, o mel, ao dar-lhe, devo comprar a particular ou no supermercado, alguma marca que aconselhes, e o que devo procurar no rótulo? (Mamã Cristina, filhota 30 meses)
Relativamente às questões que coloca, gostaria de a informar do seguinte:

1 - As bebidas à base de cafeína, como o Ice Tea, são totalmente desaconselhadas para crianças pequenas, porque:

a) apresentam um excessivo teor em açucar que não só estimula a apetência pelos alimentos mais doces como reduz o apetite por outros alimentos, de importância nutricional para a criança; b) a cafeína que veiculam é excitante e além disso compromete a absorção de cálcio, se existente nesse momento (ex. comer sande de queijo com Ice tea a acompanhar);

2 - Os nectares são igualmente desaconselháveis, dado possuírem teores muito altos de açucar, veja aqui;

3 - O mel representa um alimento de elevado poder medicinal mas devem ser tomadas algumas medidas de segurança alimentar como verificar no rótulo se foi pasteurizado. Infelizmente esta medida derruba os excelentes méis, de fabrico artesanal, mas como se trata de consumo infantil, convém não facilitar. Este alimento é de proibida ingestão para crianças com idade inferior a 12 meses.

Gostaríamos de saber a sua opinião: A partir das idades infantis mais selectivas (a partir dos 2 anos) torna-se difícil ajustar a dieta das crianças...o que os pais devem fazer?

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Leia também:



Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!