Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 24 de maio de 2009

12 Mandamentos para ajudar o seu filho a dormir...

No que toca à Alimentação, e como tudo relacionado com a Saúde Humana, nenhuma temática é realmente efectiva se analisada individualmente. Por isso, terei a preocupação, de futuro, aqui no Portal babySol, de vos apresentar alguns momentos de reflexão para que as orientações dadas em Alimentação sejam, pois, de maior sucesso!

O meu amigo, e pediatra, André Bressan, publicou recentemente este artigo sobre o sono da criança "Dormir bem faz crescer, aprender e ser feliz..."

Pense nisto e partilhe connosco a sua experiência!
12 Mandamentos para ajudar o seu bebé a dormir:

1 - Estabelecer rotinas desde os primeiros meses de idade.

2 - Estruturar de modo firme o horário para ir para a cama e para acordar de manhã.

3 - Evitar actividades físicas vigorosas antes do horário de dormir.

4 - Manter um período de intercâmbio afectivo, como conversar, ler um livro, contar histórias antes de dormir. Se a criança quiser, pode ler um livro ou revista na cama sem a presença dos pais.

5 - Colocar a criança na cama acordada; não se recomenda colocar a criança na cama já adormecida.

6 - Uma vez colocada na cama, despedir-se rapidamente da criança, com normalidade.

7 - Pode-se deixar algum objecto na cama da criança, como, por exemplo, uma boneca ou ursinho, para permitir o vínculo para dormir novamente se a criança acordar de noite.

8 - Não atender rapidamente diante de qualquer ruído ou movimento que a criança faça durante a noite. Se necessário atender a criança, evitar acender a luz e evitar também retirar a criança da cama.

9- Manter o quarto de dormir com condições agradáveis: ambiente calmo, sem ruídos, temperatura amena, pouca luminosidade.

10 - A criança não deve dormir com fome, é permitido um lanche ou leite antes de deitar; no entanto, deve-se evitar a ingestão excessiva de líquidos que pode distender a bexiga e atrapalhar o sono, assim como não se deve dar alimentos pesados próximo do horário de dormir. Não se deve dar alimentação ou líquidos durante a madrugada após os seis meses de idade.

11 - Não se recomenda que a criança durma na mesma cama dos pais. A criança deve dormir na sua própria cama e quarto. Se não for possível um quarto para a criança, estabelecer uma divisória com a cama dos pais.

12 - Evitar TV e outros equipamentos electrónicos no quarto da criança.
Fonte: Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Leia também estes artigos:

O que diz o Sr. Doutor - As necessidades de sono para cada faixa etária
Ajudar as crianças a dormir
O meu filho dorme mal
Usar ou não usar a chupeta?
Porque o meu bebe fica tão irrequieto
O bebé não dorme...o que fazer?
Truque para Bebés recém-nascidos ajustarem o sono

Siga BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


4 comentários:

  1. Ora aí está: método estivill, mais coisa menos coisa.

    ResponderEliminar
  2. Aprendo muiiito com os vários artigos que li neste site. Muito parabéns pela qualidade e diversidade.
    Mas permite-me descordar de algumas generalidades deste artigo! As crianças são todas muito diferentes e alguns destes conselhos, apesar de bastantes "genéricos" não se aplicaram ao meu menino e por isso deduzo que não se apliquem a muitos outros. Quando o meu tinha apenas alguns meses de vida (mais de 4) li sobre o sono no livro do meu autor predilecto, Brazelton, que também defende muitos destes conselhos. Estas leituras só serviram para aumentar o meu stress em querer ensinar ao meu pequenote a ser independente na hora de dormir. Quando percebi que não estava a ter bons resultados mudei de estratégia e consegui o melhor resultado: bebé feliz a dormir toda a noite a partir dos 10 meses! Acudi-o sempre que precisou, tive que o tirar da cama vezes sem conta e adormecê-lo ao colo. O meu ritual para o adormecer incluiu embalar numa cadeira de alimentação reclinada cantando uma catiga. Deito-o depois de estar completamente adormecido e ele só acorda na manhã seguinte. Desde os 10 meses até hoje (28 meses). Posto isto, discordo dos madamentos nº 5, 6, 8. Na verdade também discordo do mandamento 2 até a criança ter pelo menos 12-18 meses! Até lá acho que devem dormir quando precisam, a meu ver não se deve nem adiar nem antecipar a hora do sono para cumprir horários! Com este meu comentário só quero deixar um conselho: sigam mais o vosso instinto materna e menos os conselhos dos especialistas.

    ResponderEliminar
  3. Olá de novo Dra. Solange, já tentei todos esses truques e regras para que o meu filho, que fez agora dois anos, pudesse dormir calmamente durante a noite, eu também claro. Mas o que acontece é que dou-lhe o banho ás 21h coloco o quarto bem escurinho e sossegado e quando lhe dou o biberão ele até adormece mas o pior é depois que acorda pelo menos duas vezes e só se acalma se lhe der um biberão com 200 ml de leite morno. Acho que já era tempo de ele ter uma noite bem dormida pois assim durante o dia não andaria tão nervoso,agitado e cansado.
    O que lhe devia dar antes de dormir? um iogurte em vez de leite, pois ele depois também acorda muito molhado na fralda o que lhe causa algum senão muito desconforto.
    Espero que me ajude e se achar que há algum tipo de alimentação que o pode ajudar para o tornar mais calmo antes de dormir, iria agradecer-lhe imenso.
    OBRIGADO!!

    ResponderEliminar
  4. O apoio personalizado tem um custo de 3 euros/contacto. Contacte-nos para alimentacaobebes@gmail.com.

    Obrigada e até já

    Equipa BabySOL

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!