Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Alimentação da Grávida no 1º trimestre


Bookmark and Share

A Dra. Cidália Almeida é uma querida amiga, muito chegada a babySol, que convidei recentemente para escrever neste espaço, face à sua experiência em Alimentação na Gravidez. Assim, darei hoje início a mais uma saga de interessantes artigos, desta vez pretendendo alcançar as futuras mamãs que ainda estão naquele primoroso estágio de gestação...quem sabe, até poderá inspirar as mamãs de 1ª viagem...como eu...boa? Aceitam-se sugestões para convencer os maridos :-)))

Alimentação durante o 1º trimestre de gravidez
A gravidez é reconhecida como um período em que a mulher deve ter maior cuidado com a alimentação. É frequente ouvirmos que a grávida deve “comer por dois”, uma teoria claramente desajustada às suas verdadeiras necessidades. Esta não deverá “comer por dois”, mas antes “duas vezes melhor”.

Energia/calorias
Durante os primeiros meses de vida, as necessidades de energia geralmente não aumentam, sobretudo, se a futura mamã tiver um estilo de vida sedentário, o que muitas vezes é acentuado quando a mulher sabe que está grávida. Passa a um estilo de vida mais calmo, com menos actividade física, logo com menor dispêndio energético. Por outro lado, o aumento de peso durante o primeiro trimestre é mínimo, o que não justifica um aumento da ingestão energética da grávida.

Que alterações deverei fazer na minha alimentação?
A grávida deve procurar manter uma alimentação saudável, tal como a população em geral, pois esta é garantia de um bom estado nutricional, com um aporte de energia e nutrientes (incluindo vitaminas e minerais) adequado. Por outro lado, durante a gravidez, o organismo da mulher sofre inúmeras alterações. Destaca-se um melhor aproveitamento da energia e nutrientes fornecidos pela alimentação, havendo, por exemplo, uma absorção aumentada de cálcio e ferro, para suportar as necessidades acrescidas destes minerais. Contudo, o ácido fólico embora provenha da alimentação (folhas verdes, brócolos, espinafre, laranja, trigo, arroz integral, etc), necessita de ser suplementado nestes primeiros meses. Informe-se com o seu médico.

A não esquecer!
Para completar os cuidados alimentares não se esqueça que uma correcta hidratação é fundamental também durante este período. Faça da água a sua bebida de eleição.
O exercício físico aeróbio, regular e de intensidade moderada, como as caminhadas, bicicleta ou natação são adequados desde que não haja contra-indicação.
Ajudá-la-ão a manter-se em forma e a um melhor controlo do peso durante este período.

Próximo artigo: A Alimentação da Grávida no 2º e 3º Trimestre

Cidália Almeida
Nutricionista
Image Hosted by ImageShack.us
Comentários...? Digam -me o que acharam...

Leia também estes artigos:
Da autora:
Preparar a gravidez…
Alimentação durante os primeiros meses de gravidez
Bebidas durante a gravidez
Segurança alimentar na gravidez

De babySol:
Alimentação na Gravidez

Peixe na Gravidez

O que diz o Sr. Doutor - Alimentação da Grávida


Receba as actualizações do Portal babySol® no seu email. Subscreva agora o Feed babySol®.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!