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quinta-feira, 11 de junho de 2009

Alimentação funcional...vale mesmo a pena?






Para quem tem acompanhado o Portal babySol sabe que estive recentemente num Congresso na Eslováquia sobre Food and Function (Alimentos Funcionais), tema extremamente explorado, nos últimos anos, pela comunidade científica. Mas, tal como retrata a minha Tese de Mestrado na discussão dos seus pontos fracos, um aspecto fundamental que está a ser (totalmente) descurado é a informação acessível ao consumidor. Na minha opinião, a população ainda não compreende o real valor da alimentação funcional para assim aumentar a sua produção e justificar as elevadas verbas que os cientistas exigem para que a Indústria Alimentar inove.

Portanto, na modesta responsabilidade que babySol tem na sensibilização do consumidor, penso que será oportuno explorar alguns aspectos dos alimentos funcionais:

1 - Porque se fala tanto em alimentação funcional?
Nas últimas décadas, a qualidade da alimentação entrou em declínio. Declínio total. Porque aumentou a oferta de alimentos altamente processados e/ou prontos a comer, e o tempo dispendido para dedicar à preparação dos alimentos foi reduzido drasticamente. O resultado é catastrófico: a população está doente e as faixas etárias mais jovens são gravemente afectadas, sofrendo precocemente doenças como diabetes, hipertensão, obesidade..! A alimentação funcional surge para dar resposta a estas doenças, ainda que, na minha opinião, a um nível errado: o efeito seria mais efectivo a um nível preventivo (profiláctico) e não apenas para remediar o mal que JÁ existe...o que, representa uma fantástica estratégia de marketing...
2 - O que é um alimento funcional?
A mais pura verdade: todos os alimentos naturais são funcionais! Ou seja, todos os alimentos, como a fruta, o leite, os legumes, etc, aportam não só valor nutricional mas também a possibilidade de interagirem no organismo colmatando falhas metabólicas. Ex. o leite além de fornecer sais minerais e proteína de elevado valor biológico, possui naturalmente o ácido araquidónico que estimula as funções cerebrais nervosas...mas isto o consumidor não sabe...Por isso, o marketing apela agora para estas (velhas/novas) funcionalidades convencendo o consumidor de novos produtos...Mas atenção: existem realmente alguns alimentos funcionais cuja capacidade funcional foi optimizada, como os iogurtes...deste alimento falarei no próximo artigo sobre Alimentação Funcional, fica combinado!

3 - Quais são os alimentos funcionais?
Existem 2 tipos de alimentos funcionais: os alimentos naturalmente funcionais, como a fruta e os legumes, e os artificialmente funcionais, como os iogurtes probioticos. Num século em que o consumidor está expectante com novos produtos, os alimentos funcionais processados adquirem especial atenção. Por isso, os cientistas trabalham a todo o vapor para validarem as características funcionais inatas dos alimentos, optimizando-as, se for possível, e exequível...

4 - Quais devo preferir?
Deve sempre privilegiar os alimentos naturais. Sempre. No entanto, existem alimentos funcionais processados, como aqueles que contém bactérias probioticas (benéficas) que oferecem excelentes vantagens, sobretudo para quando existem desarranjos intestinais, mesmo nas crianças. Como qualquer lei, e sobretudo quando se fala em Alimentação, há que ter o cuidado de respeitar o equilibrio e variar, variar, variar.

5 - Com que regularidade devem ser consumidos?
Os alimentos funcionais para cumprirem a sua função devem ser consumidos com regularidade. Naturais ou processados. Por isso, devem ser consumidos pelo menos uma vez por dia. Importante salientar também que o efeito destes alimentos varia de pessoa para pessoa. Por isso, é preciso averiguar quais são os que favorecem o organismo em questão, preferindo-os. Mas, mesmo dentro de determinada gama, opte sempre pela variedade, combinado? Para que o efeito, e o prazer também, seja optimizado.

6 - São adequados para todas as faixas etárias?
Existem alimentos funcionais para todas as faixas etárias. Mas existem outros específicos para determinadas idades e/ou determinadas patologias alimentares. Por isso, quer processados quer naturais, é importante assegurar que se adequam para a idade do consumidor em questão. Por isso, e em especial no caso dos processados, consulte sempre o rótulo. Os industriais sabem que esse aspecto é importante. Salvaguarde pois que, para crianças, adquire alimentos funcionais para consumo infantil e respectivas faixas etárias.

7 - O seu preço compensa?
Se pensarmos na optica de compensar doenças que já existem, e que podem minimizar o consumo de medicamentos, a resposta é sim! Mas se se actuar a nível profiláctico, a resposta é não. Sobretudo porque se deve favorecer uma alimentação saudável, e variada. Pontualmente, quando surgem anomalias no organismo, crianças e adultos, poderão ser ajudados com estes alimentos, o que é sempre uma vantagem, rápida e acessível.

8 - E para o meu bebé?
A mamã deve sempre ter o cuidado de comprar alimentos para a faixa etária em que o seu bebé se encontra. A revolução para consumo infantil são os alimentos probióticos - iogurtes, papas e leites artificiais - que ajudam o bebé a colmatar a imaturidade do seu pequeno intestino, diminuindo assim a incidência de cólicas, gases e até episódios de diarreia ou obstipação. Contudo, porque se tratam de "alimentos vivos" podem interagir negativamente com a flora intestinal, sendo pois importante estar atenta e recorrer à opinião pediátrica.
Consultora em Alimentação

Este assunto é complexo e de percepção nem sempre compreensível. O que poderiam fazer os industriais para tornar esta informação mais acessível? Deixe o seu comentário!

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2 comentários:

  1. Ola Solange,
    Queria dizer que adorei suas informações sobre alimentos funcionais! Eu estudo nutrição, preciso fazer uma apresentação sobre isso, e não sabia muito sobre o assunto.
    Parabens pelas materias.
    beijo
    Carla

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Carla!
    Honra-me poder ajudar colegas da área!
    Bjs e fique por perto!

    Solange Burri

    ResponderEliminar

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