Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 7 de junho de 2009

Cozinhar com Panela de Pressão - Como fazer a sopa do Bebé?


Quem me conhece sabe que eu sou fanática, entre outras coisas, pelo micro-ondas. Mas antes deste revolucionário electrodoméstico ser inventado tive que me contentar com a famosa, e fiel (ao contrário do que se pensa, é extremamente segura) Panela de Pressão...por isso, começo hoje, para as mamãs mais ousadas, ou que desejem ousar, uma série de receitas para se apressarem na cozinha...e depois se sobra tempo? Faz-se uma máscara de pepino para dar luminosidade à tez...combinado?
Este aparelho, segundo um recente estudo da DECO, representa a forma MAIS saudável versus tempo, para cozinhar. Então porque não respeitar o seu especial modo de funcionamento e, em 10 minutos, fazer, com segurança, a todos os níveis, a comidinha do Bebé?


Então cá vai, o Artigo I - Panela de Pressão - Sopinha de Carne do Bebé

1 – Começar por cozer a carne: cortada em pedaços introduza-a em água a ferver. Fechar a panela, assim que levantar pressão. Reduzir o lume, contando 30 minutos para carnes vermelhas e 20minutos para carnes brancas. Passado este tempo, desligar o lume, tirar com cuidado o assobio e só depois de toda a pressão sair, é que se pode abrir.
2 – Se quiser ser mais versátil, pode dividir alguma desta carne por porções individuais, em recipientes próprios para congelar e cobrir com caldo da cozedura. Tapar e deixar arrefecer. Identificar com designação ex.”Carne de ...” e data da confecção. Contar com 3 meses de validade, em congelador 4 estrelas. Estas bases de carne servirão para sopa, farinha de pau, açorda, massinha ou arroz.
3 – Arranjar, lavar e cortar em pedaços médios todos os legumes que servirão de base para a sopa: batatas, abobora, cenoura, cebola, alho, etc. Mas atenção: apenas 3 legumes na base, queremos sabores individualizados, certo? Introduzi-los em pouca água fervente (que pode ser o caldo de cozer a carne, ou não, dependendo da preferência pessoal ou sugestão do pediatra), fechar bem a panela, colocar o assobio, quando levantar pressão, reduzir o lume e contar 8 minutos.
4 – Passado esse tempo, desligar o lume, tirar com cuidado o assobio e deixar sair toda a pressão. Só depois abrir, com cuidado. Passar a sopa com a varinha mágica. Juntar o azeite.


A pedido de várias Mamãs, disponibilizo um ficheiro com o compacto das receitas BabySOL, publicadas neste Blog: aqui.


Portanto, toca a tirar a panela de pressão do sotão, retirar as teias de aranha e... mãos à obra! Dúvidas, receios? Eu ajudo: disparem nos comentários!



Leia também:


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


3 comentários:

  1. Olá Solange! Tenho uma panela de p. e quase nunca uso porque é enorme e dá um trabalhão a lavar!! Mas vou seguir atentamente as receitas como tenho feito! Obrigada e boas férias!

    ResponderEliminar
  2. Eu sou fã da panela de pressão. Ultimamente tenho usado menos porque também tenho uma Bimby, mas para cozer legumes não dispenso...

    ResponderEliminar
  3. Olá "bicho ruim" e "becass"
    Obrigada pelos vossos comentários!
    É verdade "bicho ruim", é uma chatice lavar a panela, quem utiliza, confirma sp. Por isso há um grande truque a seguir, que até vou colocar num novo post, num destes dias: cozinhar em quantidade! Assim rentabiliza-se o trabalho de lavar depois..."não há bela sem senão!"
    Em breve vou editar mais receitas, compensa pelo tempo que se poupa!
    Bjs e fiquem por perto!

    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!