Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Trabalhar com a panela de pressão...?


Dra. Solange gostei muito do artigo sobre a panela de pressão. Mas há uma questão que não compreendo...se os alimentos cozem mais depressa porque a temperatura é mais alta, então onde está a vantagem? Afinal, as perdas vitamínicas são maiores, correcto? Obrigada desde já pela sua atenção! (Mamã S.)

Obrigada S., pela sua pertinente questão.
De facto, essa é a ideia generalizada de grande parte das pessoas e que parcialmente está correcta.
Na verdade, a panela de pressão, ao concentrar e elevar a pressão, permite também que a temperatura seja atingida até aos 120ºC o que vai permitir que o alimento seja cozinhado de uma forma mais breve que pelo modo convencional. Mas, na verdade a perda vitamínica é mais significativa em função do tempo de exposição do que em relação à temperatura de exposição.
Quero com isto dizer que as vitaminas "se aguentam" mais em função de temperaturas elevadas do que para longos períodos de exposição a determinada temperatura....
Contudo, e porque considero pertinente, e segura, a utilização da panela de pressão, deixo aqui este video esperando que possa complementar a informação que disponibilizei e convença as mamãs mais renitentes...



Esta questão poderá gerar alguma incompreensão e até alguma polémica. Se tem dúvidas acerca da utilização da panela de pressão, apite! Deixe nos comentários.

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

Receba as actualizações do Portal BabySol® no seu email. Subscreva agora o Feed BabySol®.

Email

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!