Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sopinhas grossas ou purézinhos?


Tenho um bebé de 13 meses e estou com algumas dúvidas relativamente à sua alimentação. Estou a dar-lhe sopa e já comecei a dar-lhe da nossa comida mas não correu bem, ele come sozinho com as mãos mas só come arroz e massinhas, quando lhe dou carne e peixe e mesmo batata ele nao come. Será que a seguir à sopa lhe devo dar puré? Ou a sopa é que deve fica tipo puré? Tenho muitas dúvidas em relação a isso. É que a seguir dou-lhe fruta mas parece-me que ele fica com fome porque de noite acorda e quer leite.Peço a sua ajuda neste sentido (Mamã S., filhote 13 meses).

Gostaria de lhe dar algumas directrizes importantes para responder às suas questões:

1º Deve privilegiar a amamentação perante os restantes alimentos. A alimentação sólida deve complementar a amamentação e não o contrário;

2º A partir dos 8 meses, geralmente, o bebé já deve fazer duas refeições principais, ao almoço e ao jantar, com sopa, 2º prato e fruta. A mãe deve balancear a quantidade de cada um destes alimentos, para garantir que o filhote come um pouco de tudo.

3º Deve reduzir a consistência da sopa, e a quantidade que oferece.

4º O leite artificial também deve ser dado em menor quantidade para salvaguardar a ingestão de outros alimentos.

5º De facto, a transição para a dieta familiar passa pela introdução dos purezinhos que ensinarão o bebé a mastigar novas texturas.
Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação
Leia também estes artigos:


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. jeane oliveira silva2 de janeiro de 2012 às 19:18

    um gostei da dica meu finho tem 11 meses e nao quer comer nada

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho uma dúvida. O meu filho tem 4 meses e meio e começou agora a sopa. Chora convulsivamente a partir da 6ª ou 7ª colher :( Devo dar-lhe biberão de seguida, uma x que não comeu sopa suficiente? Devo esperar alguns minutos ou algumas horas para ele não se habituar ao "leite fácil"? Queria muito que o meu filho não detestasse a sopa... Obrigada pela sua ajuda!

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!