Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

domingo, 14 de junho de 2009

Sopas do Bebé - O repolho é forte para o menino...

Aqui está um particular tema e que me alicia muito: as "Ideias de Avozinha"! Este assunto é de tal forma pertinente que até já tenho realizado alguns workshop's (difíceis!!) para estas estimadas senhoras que adoram os netinhos/sobrinhos mas que não aceitam que a vida mudou...a alimentação mudou!
Por isso, mamãs, está na hora de as convidar também a visitar o Blog BabySol, para garantirmos que enquanto estámos ausentes, tudo corre como desejaríamos, combinado?

Mandem-mas que eu aguento com elas :-)))

Hoje ao conversar com uma tia minha, debrucei-me com uma dúvida ao fazer sopa para o meu filhote de 11 meses.
Faço sopa dia sim dia não, a base de sopa é feita com: repolho branco, alho francês, cebola, abóbora ou cenoura, alho normal e alface (o olhinho - dizem que é a melhor parte SERÁ???). Depois junto um legume verde, espinafre ou bróculos ou feijão verde.
A minha dúvida é se a base é a melhor, porque estava a minha tia a dizer que o repolho é um legume forte para o bébé. Como não tenho bases nenhumas e gosto muito dos seus conselhos, resolvi enviar o mail a saber a sua opinião (Mamã C., filhote 11 meses).



Importante será sempre transmitir este conhecimento não só às gerações infantis mas também às séniores...Respondendo agora às questões:

1 - Deve ter o cuidado de variar os legumes que inclui na base da sopa. Não deve acrescentar mais de 3 legumes para a base para que não sobrecarregue a sopa;
2 - Não deve nunca misturar na mesma sopa, alhos francês, alho e cebola. Estes 3 alimentos têm propriedades purgantes, no organismo, mas em "parceria" podem ser um efeito muito forte no organismo. Privilegie cada um deles, mas separadamente.
3 - Repolho branco, alho francês e alface funcionam como um legume verde. Por isso, devem ser adicionados á base da sopa e sempre de uma forma individual para garantir sabores individualizados;
4 - A ideia que o "coração" dos legumes é a melhor parte, tem a ver não só com o facto de ser a parte mais tenra mas também mais livre de pesticidas. Na verdade, neste último caso, nem sempre é verdade porque os pesticidas podem ser veiculados também pelo solo e não só pela sua exposição directa nas folhas externas. Por outro lado, as folhas externas, porque estão mais expostas ao sol, são mais ricas nutricionalmente. Portanto, a resposta é falsa. Recomendo pois que prefira os legumes de origem biológica, on integrada, e dê sim, as folhas externas. O filhote já tem 11 meses, já digere bem as folhas verdes, que até são mais ricas em fibra.
5 - Sim, de facto, o repolho é um legume forte para o bebé MAS não para o seu filhote de 11 meses. Mas antes para as faixas etárias abaixo dos 8 meses. Além disso, porque se trata da variedade branca, é por si só menos agressiva para o intestino do que as variedades de repolho verde.
Consultora em Alimentação

E você? Qual é a "Ideia da Avozinha" que tem para contar?

Leia também estes artigos:

O consumo excessivo de açucar
Notícias - O Consumo de alimentos biológicos aumentou
Principais cuidados a ter na elaboração da sopa
Crónicas Alimentares - Como convencer as crianças a comer legumes?


Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!