Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Batidos de Fruta para todos!


BATIDOS de FRUTA

Um dos grandes problemas de algumas mãmãs é o facto dos filhotes não gostarem do leite e/ou de fruta crua. É pois, imprescindível, que recorram a estratégias atractivas para contornar esta situação. ..

Pode dar esta bebida a partir do momento em que o leite de vaca é introduzido, eventualmente á colher, mas por volta dos 2 anos, em que começam a beber por palhinha, pode oferecer-lhe um agradável batido, 100% nutritivo. Os batidos preparam-se misturando variedades de fruta, de preferência bem madura, disponíveis ao longo do ano, em que na maioria deles resulta um preparado de consistência espumosa e cremosa irresistíveis. Deste modo, a criança ingere as vitaminas e os sais minerais que a fruta oferece enriquecidos com a proteina do leite. Além disso possui fibra, importante para o intestino trabalhar... Não adicione açucar, a lactose e a frutose, açucares naturais presentes no leite e fruta respectivamente, darão conta do recado...o truque reside apenas em saber combinar...

Se adicionar frutas ácidas ou o seu sumo ao leite, é melhor substituir este por iogurte, pois a acidez da fruta poderá alterar a textura e tornar o batido pouco apetecível. Assim, no caso de utilizar laranja, limão, tangerina, kiwi, deve, preferencialmente recorrer ao iogurte e complementar com um fruto mais doce, como seja a banana.

Veja o video a seguir a analise os cuidados a ter:





Deixo pois aqui algumas combinações sugestivas, caberá à mãmã gerir as quantidades ...pois o papá também pode querer... ;-)

- Batido de leite com banana e pêra

- Batido de leite com banana e framboesa;

- Batido de leite com banana com pêssego;

- Batido de leite com maçã e abacate;

- Batido de iogurte natural com clementina e ananás;

- Batido de iogurte natural com kiwi e melão.

A minha opinião pessoal é que um batido que leve banana (madura, não esquecer!) apresenta sempre uma textura muito cremosa, pelo que associada a um fruto de sabor mais intenso (ex. manga, uvas, morangos, amoras...) resulta particularmente bem. Pode ainda aromatizar com canela ou uma pitada de baunilha em pó...
Nota:
- Não se recomenda a preparação de batidos com leite de crescimento, pois tornar-se-ia excessivamente doce quando suplementado com a fruta madura.
- De igual modo não se recomenda a preparação de batidos com leites de formula, pois a interacção fruta-leite artificial poderá desencadear perturbações digestivas inesperadas... salvo
para as crianças alérgicas, ou com intolerância, cujo leite adicionado deverá ser o recomendado pelo pediatra. Contudo, verifique se a fruta não poderá adulterar a textura deste leite.

'




Dra. Solange Burri

Consultora em Alimentação

Leia também estes artigos:

O mito da banana

A fruta para os Bebés

Posso dar fruta com casca?

Vamos falar de sumo de laranja?

Receba as actualizações do Portal BabySol® no seu email. Subscreva agora o Feed BabySol®.

Email

BannerFans.comBannerFans.comBannerFans.com

4 comentários:

  1. Boa Tarde:

    Desde já agradeço todas as informações que fornece no site.

    Tenho um filho de 6 meses APLV, que bebe leite adaptado específico.

    Está no percenyil 75 de peso e altura. Come muito bem tudo o que seja dado à colher: sopa, fruta e papa, mas cada vez resiste mais a beber leite (principalmente o biberão do meio da manhã que se recusa totalmente).

    Tem alguma sugestão de algo que substitua esse biberão? Será adequado dar-lhe o leite dele misturado com fruta ou com bolachas sem leite?

    Obrigada,

    Carla

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla,
    Obrigada pelo seu comentário.
    Relativamente à sua questão penso que deveria, de facto, juntar algumas colheres de papa de cereais para tentar que a criança consuma o leite. Experimente, alternando sempre, leites vegetais como o de amêndoa, muito rico em cálcio.
    Deixo, contudo, este link para leitura complementar:
    http://solangeburri.blogspot.com/2009/12/teor-de-calcio-nos-leites-vegetais.html


    Espero ter ajudado.bjs e até breve,
    Solange Burri

    ResponderEliminar
  3. Gostei das ideias, só faço uma observação. Só bebem por palhinha a partir dos 2 anos??
    Sou mãe de 4 filhos, amamentados e assim que começaram a beber água, (6 meses) foi lgogo por palhinha! Uma excelente alternativa a biberãos e copos de bico, que nunca usei! É uma questão de os ensinar, fica a dica ;)

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!