Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vou Presa!!!!! 7º Produto a abater: Caldos concentrados




Vocês desculpem...!
Eu aguento tudo! Aguento noitadas, aguento madrugadas, aguento birras de Bebés, aguento nervosos Administradores de fóruns, aguento problemas informáticos e aguento mamãs baralhadas...Mas o que eu não aguento (MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!) é a má vontade de alguns industriais que põem o consumidor às avessas com produtos novos, atractivos e ... pouco saudáveis! Por isso, a partir de hoje, eu vou MESMO voltar a manifestar-me e dizer-vos quais os produtos que NÃO DEVEM nunca comprar...por isso corro um grande risco!!!!! SER PRESA...


Conto com vocês...se em 3 dias não der notícias, procurem-me...fui presa!
Qualquer semelhança com a realidade não é pura coincidência!

Após os artigos que editei recentemente sobre a importância da leitura do rótulo, algumas mamãs contactaram-me para que voltasse a publicar estes polémicos post's que, em tempos, agitaram o Blog babySol, numa tentativa de promover a alimentação saudável à mesa. Por isso, entendo hoje por bem alertar para mais um mal que a Indústria Alimentar coloca à nossa disposição, no seguimento daqueles já contestados:

Vou presa! - O 1º produto a abater: alho em pó!




Assim, gostaria de dizer-vos que o próximo produto a abater, o 7º produto a abater, é o ...
CALDO CONCENTRADO, seja de carne, de legumes, de peixe, de marisco, TODOS, TODOS!

Sobretudo direccionado para as donas de casa que não gostam de cozinhar, e também para aquelas que tem muito pouco tempo para o fazer, surgem de novo nas prateleiras dos supermercados, novas e interessantes possibilidades para cozinhar com caldos concentrados: seja com natas, com cogumelos, com ervas aromáticas, com alho, etc.

Mas, reparem o produto é o mesmo: extractos e mais extractos, aditivos e mais aditivos. E possuem de facto a particularidade de conferir um paladar muito apetitoso ao cozinhado onde é incorporado, por isso tem conseguido sobreviver ao longo de tantos anos e sobretudo numa fase em que existe uma enorme pressão para oferecer produtos saudáveis!

O consumidor está habituado a procurar os EE's na lista de ingredientes do rótulo. Por isso os industriais deixaram de apresentar estes ingredientes nesse formato e passaram a fazê-lo pelo próprio nome. Ex. E-621 = glutamato monossódico. Ou seja, se na lista dos ingredientes verificarem NO FIM desta nomes químicos estranhos, não duvidem: são EE's! E lembrem-se: porque são adicionados em pequena quantidade não são por isso menos nefastos. Aliás, esta é uma das principais razões que me faz escrever sobre os caldos concentrados que:

1 - São extremamente ricos em aditivos;
2 - Estes aditivos estão TODOS autorizados pela legislação, é verdade, MAS foram aprovados, E AUTORIZADOS, individualmente! Sabendo-se hoje que a interacção entre eles exacerba o seu efeito e portanto com maior impacto na saúde!
3 - Este tipo de produtos é muito rico em sal, quando devemos sempre evitá-lo, recorrendo a estratégias como a adição de ervas aromáticas FRESCAS!
4 - Pela razão nº 3, estes produtos impedem que outros alimentos, de elevado interesse nutricional (ex. legumes, alho e ervas aromáticas frescas) não sejam utilizados na sua substituição;
5 - Pela enorme susceptibilidade que as crianças apresentam, e pelo facto de cada vez mais, infelizmente, se recorrer a uma alimentação processada, é preciso evitar A TODO O CUSTO estes produtos, pelo menos, em casa.
Consultora em Alimentação

Agora pergunto eu: não estaremos a aplicar indevidamente pouco tempo na cozinha? Porque não perder mais 15 minutos e ganhá-los com a saúde de todos?
Deixo também aqui esta importante ferramenta, adaptada da DECO, a guardar religiosamente:

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


4 comentários:

  1. É coisa que cá em casa não entra de forma alguma. Nem quando mãe e sogra dizem "a canja fica tão melhor com um caldinho", pois sim, que fique que eu não deito!

    ResponderEliminar
  2. Caldos...
    Hum!!
    Haveria tanto a dizer...
    Eu já visitei a fábrica... faz parte da minha formação profissional... e devo dizer-vos... até hoje tenho as imagens e os cheiros gravados na memória!!!
    Se as pessoas soubessem como é que aquilo se processa, por certo ninguém compraria!!
    Um abraço...
    Bom e se fores presa... deixa lá que muito iriam contigo...

    ResponderEliminar
  3. Se for presa a gente faz uma manifestação até a soltarem :)
    Eu adoro cozinhar, e nem que tenha perder menos tempo comigo não dispenso as ervas (que planto), o alho, a cebola acabadinha de cortar...e demorar todo o tempo que a confecção de um prato merece!

    ResponderEliminar
  4. Fico contente, fico muito contente que tenho apoio nestas iniciativas...Se vocês soubessem a informação que eu, muitas vezes, tenho que calar...

    Bem, como costumo dizer, fiquem por perto! Aos poucos e poucosa gente chega lá!
    Bjs e obrg pelos vossos comentários!

    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!