Tem dúvidas de como deve organizar a alimentação em casa?
Este é um espaço virtual focado na qualidade alimentar que a família deve praticar em casa, nas compras, na creche, na escola, no trabalho.
Aqui encontrará excelentes conselhos de Nutrição e também de Segurança Alimentar a seguir pelo consumidor para si e sobretudo para as suas crianças!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Base de Tomate - Mega Receita BabySol®


Domingo. Dia de família. E de descanso...E de planificar as comidas para a semana, não há hipótese!

Para quem não sabe, tenho um Gabriel de 4 anos, um Pequeno Gourmet, exigente e que desafia a mamã, cada dia, a apresentar alternativas culinárias, sempre saudáveis, mas igualmente apetitosas e atractivas. E como tinha tantos tomates em casa, oferecidos por uma amiga, não resisti, hoje, a partilhar com vocês, um dos meus grandes truques na cozinha: a base de tomate, base BabySol®. Ideal para apressar uma massinha de peixe, um arroz malandro ou uma espectacular pizza! Sim, porque eu adoro cozinhar...mas sabem porquê? Porque simplifico tudo! Tomem nota:

Base de tomate BabySol®

Tomates, muitos tomates maduros (biológicos!)
3 dl de azeite
5 dentes de alho
1 bom ramo de salsa
4 cebolas médias

1 - Lavar bem os tomates. Pessoalmente não removo a casca, é onde reside o máximo de licopeno, poderossíssimo antioxidante que combate infecções, previne o envelhecimento e ajuda o coração. Remover apenas o pecíolo (pequena parte de cima);

2 - Descascar as cebolas e os alhos. Lavar bem a salsa;

3 - Deitar o azeite num tacho fundo e cortar as cebolas em pequenas lascas. Refogar ligeiramente;

4 - Entretanto pegar no liquidificador e picar os tomates, picar, picar.

5 - Juntar os tomates ao refogado e os alhos picados. Deixar cozinhar por 20 minutos, em lume brando.

6 - Acrescentar agora o ramo de salsa, partindo-o o mais possível, com a mão. Tapar.

7 - Deixar mais 10 minutos, mantendo o lume brando;

8 - Deixar arrefecer um pouco. Separar por pequenos recipientes de plástico e congelar, durante 6 meses. Se preferir, pode passar tudo com a varinha mágica antes de distribuir e congelar.

Quando for preciso, tirar do congelador, aquecer um pouco no microondas e usar: deitar num tacho, aquecer, e juntar mais água, e depois arroz, massa ou batatinhas. Entretanto preparo almôndegas, peixinho que misturo ou uma carne grelhada...boa?

Importante, contudo, chamar a atenção, para 2 aspectos:

- o tomate é um fruto alérgeno, e portanto só deve ser introduzido depois dos 12meses. Ainda que na minha opinião este facto esteja relacionado com o teor de vitamina C, totalmente destruída com a cozedura do mesmo;

- É fundamental também dar tomate fresco, quando autorizado, porque ajuda a fixar o ferro dessa refeição, combinado?

Espero que vos seja útil. E aceitam-se mais sugestões!

Dra. Solange Burri
Consultora em Alimentação

E você? Tem algum truque culinário saudável para partilhar também?

Sigam BabySol® nas Redes Sociais:



Email

Receba as actualizações do Portal BabySOL®:

Introduza o seu email:


2 comentários:

  1. E já agora, como conservar molho de tomate sem ser no congelador? Isto é, será que se consegue conservar de algum modo o molho como o fazem industrialmente mas em casa? É que espaço no congelador precisa-se, mas a ideia de ter sempre o molho preparado é excelente!!! Será que o molho não se conserva só com o tratamento térmico após cozedura como nas compotas caseiras?

    Obrigada pelas excelentes dicas!

    Alda

    ResponderEliminar
  2. Olá Alda
    Bem, de facto, a tua questão é pertinente...e espaço no congelador, falta sempre, sempre!
    Eu, pessoalmente,acho preferível congelar para salvaguardar a riqueza nutricional deste molho. Mas sei que aguenta bem 3-5 dias no frigorífico. Uma dica que resulta muito bem nestes casos é congelar líquidos (molhos, sopas) em sacos resistentes para congelação Tira-se o ar, fecha-se bem e coloca-se no congelador, nos pequenos sítios livres. Depois é só ter o cuidado, quando for para descongelar, de colocar o saco dentro de um recipiente, para evitar derrames. Faço isto muitas vezes e consigo rentabilizar, ainda mais, o espaço exíguo no congelador...boa?
    Obrg Alda por mais este comentário!
    Bjs
    Solange

    ResponderEliminar

Comente este Blog.
A sua participação irá enriquecê-lo e promover novos conteúdos. Obrigada e...fique por perto!